As interseções do tempo nos romances Angustia e Jeannette de Amélia Beviláqua

Autores/as

  • Algemira de Macedo Mendes

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.41144

Resumen

As obras de autoria feminina na sociedade brasileira do século XIX e limiar do século XX deu-se marcada pelo sistema patriarcalista, resultando na exclusão de muitas escritoras do cânone literário. Mesmo que muitas tenham tido uma produção literária significativa, para os padrões da época, não receberam por parte da crítica o tratamento merecido, como Amélia Beviláqua. Mesmo com uma obra composta por romances, poesias, contos e ensaios, o silêncio em torno dela ainda persiste, razão pela qual objetivamos, discorrer sobre algumas de suas obras, como Angústia e Jeannette. No romance Angústia, publicado em 1913, observamos que a escritora esteve sempre acima dos padrões convencionais aos que se considerava uma boa formação para moças. Já em Jeannette, suas preocupações acerca do destino da mulher repercutem igualmente em seus textos literários. Ao trazer a cena da historiografia literária Amélia Beviláqua e obras, esperamos contribuir para a inserção dos estudos sobre a escritora.

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Publicado

2018-08-01

Cómo citar

MENDES, A. de M. As interseções do tempo nos romances Angustia e Jeannette de Amélia Beviláqua. Revista Ártemis, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 40–46, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1807-8214.2018v25n1.41144. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/41144. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Mulher, Literatura e Sociedade