COMO AS MULHERES DE VERMEER: PEDAGOGIAS DAS APARÊNCIAS E DAS FEMINILIDADES

Auteurs

  • Suzana Aparecida de SANTANA
  • Ivana Guilherme SIMILI

Résumé

Este artigo tem por objetivo examinar as mulheres retratadas pelo pintor holandês Johannes Vermeer (1632-1675), com o intuito de identificar nos estilos femininos, os conceitos de beleza e feminilidade compartilhados pela sociedade e cultura holandesa do século XVII. Nas mulheres retratadas nas telas, procuraremos examinar as aparências criadas pelo artista para dizer, mostrar, evidenciar e diferenciar os segmentos femininos. Nesta análise, a indumentária, os gestos, as fisionomias, os espaços (arquitetura e ambiências) serão tomados como indicativos dos recursos usados pelo artista para criar suas personagens e diferenciá-las, consoante à classe social, faixa etária e papel desempenhado socialmente. Os aparatos teórico-metodológicos de análise são provenientes da história e historiografia sobre mulheres, indumentária e beleza.

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Publiée

2010-12-20

Comment citer

DE SANTANA, S. A.; SIMILI, I. G. COMO AS MULHERES DE VERMEER: PEDAGOGIAS DAS APARÊNCIAS E DAS FEMINILIDADES. Revista Ártemis, [S. l.], n. 11, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/10692. Acesso em: 19 nov. 2024.

Numéro

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