Era uma vez um Menino e uma Menina...: Representações de Gênero através de Livros Paradidáticos nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental
Resumo
Abordar a temática de gênero no contexto escolar se torna algo complexo, pois poucos são os cursos de formação docente e as capacitações que se voltam para essa temática. O objetivo desse texto é analisar as representações de crianças em torno das construções de gênero, propondo para os docentes a possibilidade de trabalhar esse tema no contexto escolar. A pesquisa apresentou como material principal os livros paradidáticos. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo, modalidade temática e definimos temas ou categorias considerados relevantes para a discussão. Nesse estudo não tivemos a pretensão de expor modelos, mas apresentar caminhos que sejam aliados nas propostas de estudo de gênero com crianças, e mesmo nos cursos de formação de professores, indo além dos padrões generificados e reprodutores de estereótipos, propondo a relação teoria e prática, minimizando dicotomias que são tão comumente queixas de docentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-04
Como Citar
PETRENAS, R. C.; GONINI, F. A. C.; MOKWA, V. M. N.; RIBEIRO, P. R. M. Era uma vez um Menino e uma Menina...: Representações de Gênero através de Livros Paradidáticos nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental. Revista Ártemis, [S. l.], v. 17, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/19155. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos