Gênero e direitos humanos: a violência doméstica em Moçambique

Auteurs

  • Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR https://orcid.org/0000-0002-6526-8249
  • Jaime do Castelo Pedro Universidade Católica de Moçambique

Mots-clés :

Violência doméstica em Moçambique - gênero; Direitos Humanos

Résumé

O presente artigo faz parte de uma pesquisa maior que objetiva relacionar os crimes domésticos a penalidades criminais específicas. Neste estudo será abordada a violência baseada em gênero, a responsabilidade penal, o possível crescente aumento do papel da mulher no universo criminal e as possibilidades de homens e mulheres serem vítimas de violência doméstica. Em Moçambique, o crime doméstico é definido como um conjunto de fatos que produzem uma situação reprovável ou desumana, transgredindo assim os direitos e a liberdade de um indivíduo, sendo contra a lei e sujeito a uma pena caso seja cometido e que tenha como cena o ambiente doméstico. Com base no princípio da universalidade e da igualdade entre homens e mulheres perante a lei em todos os domínios da vida, o artigo pretende responder às seguintes questões: a responsabilidade penal se dá de forma distinta quanto ao gênero? Em que proporção homens e mulheres são vítimas da violência doméstica nesse país africano?  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

possui graduação em Direito - UNICURITIBA (1990), graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde também é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas e professora das disciplinas de Teoria dos Direitos Humanos e História dos Direitos Humanos. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em História na PUCPR entre os anos de 2008-2015 e da Especialização em História Social da Arte (2009-2016). É membro do projeto DIAITA - Patrimônio Alimentar da Lusofonia - na área de história e cultura da alimentação da Universidade de Coimbra desde 2014. É professora convidada da Universidade Católica de Moçambique para o Doutorado em Humanidades. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alimentação, diferenciação social, comportamento adequado e boas maneiras; alimentos, símbolos, civilização; e processo civilizador e direitos humanos. Membro do Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná desde 2017-2019. Professora visitante na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no mês de maio de 2019. É líder do Grupo de Pesquisas: História, Cultura e Política junto ao Cnpq desde 2009.

Jaime do Castelo Pedro, Universidade Católica de Moçambique

CFO - Publicidade, MEDH, Universidade Catolica de Mocambique, Universidade Catolica de Mocambique Quelimane MZ, Universidade Pedagogica MZ

Téléchargements

Publiée

2021-12-15

Comment citer

BARRETO AMORIM PILLA, M. C.; DO CASTELO PEDRO, J. . Gênero e direitos humanos: a violência doméstica em Moçambique. Revista Ártemis, [S. l.], v. 32, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/57804. Acesso em: 19 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Feminismos Africanos: conexões locais e globais