Lentes estilhaçadas: as fraturas da modernidade em Entre os atos e O quarto de Jacob
Mots-clés :
Modernismo, Crítica feminista, Virginia WoolfRésumé
O presente trabalho propõe uma análise com base na crítica feminista dos romances Between the Acts (1941) e Jacob’s Room (1922). Visamos explorar o experimentalismo como ferramenta estética e política na obra de Virginia Woolf, a partir dos ecos de Jacob’s Room em sua última obra. Para o recorte dessa pesquisa, analisaremos dois aspectos da estética woolfiana que unem os romances a serem analisados: A fragmentação da perspectiva narrativa, com base nos ensaios Modern Fiction (1919) e Character in Fiction (1924), e as fraturas da história oficial falogocêntrica expostas pela revisão histórica feminista, com base na crítica de Toril Moi (1991) em Sexual, Textual, Politics, assim como no ensaio A room of one’s own (1929), de Virginia Woolf. Outrossim, buscamos não apenas expor as contribuições de Woolf para o modernismo, mas, também, ratificar a presença e a maturação dessas ao longo de sua produção literária e ensaística.