Pós-feminismo e interseccionalidade na comunicação digital de marcas brasileiras
Résumé
O pós-feminismo é uma formação discursiva neoliberal que tem caracterizado os produtos culturais contemporâneos e propagado um modo altamente conservador de empoderamento que enfraquece as causas feministas. A investigação tem mostrado que o pós-feminismo obscurece as causas estruturais da desigualdade de gênero e o modo como elas se sobrepõem a outras categorias de opressão que o feminismo interseccional tem procurado afrontar. Apesar de a publicidade ser um objeto de estudo recorrente na pesquisa feminista centrada nessa problemática, a comunicação institucional ainda é pouco estudada a esse respeito. Com o objetivo de identificar dimensões desse fenômeno, neste estudo examinamos, a partir de uma análise de conteúdo qualitativamente orientada, a comunicação digital efetuada por marcas brasileiras nas suas páginas do LinkedIn no Dia Internacional das Mulheres. Os resultados são pouco promissores, pois dão conta do predomínio do pós-feminismo na retórica corporativa. Discutimo-los mostrando, através de um estudo de caso, como a comunicação organizacional também pode contribuir para a agenda do feminismo interseccional.