GÊNERO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O MAGISTÉRIO PRIMÁRIO

Autores

  • Silvia R. M. JARDIM

Resumo

Este artigo busca sintetizar os resultados de uma pesquisa sobre relações de gênero e educação escolar, focalizando a carreira docente a partir da apreensão do ponto de vista das mulheres que fizeram do magistério um ideal de vida profissional. A pesquisa teve como objetivo a análise do processo da construção da carreira de professora primária no contexto dos anos 70, em Araraquara, cidade de porte médio do Estado de São Paulo. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professoras primárias que estudaram e lecionaram nessa época o que proporcionou verificar, como resultado principal, a importância da educação escolar e do exercício do magistério como instrumentos de emancipação feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-20

Como Citar

JARDIM, S. R. M. GÊNERO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O MAGISTÉRIO PRIMÁRIO. Revista Ártemis, [S. l.], n. 11, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/10690. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos