Trajetória de vida acadêmica de mulheres maranhenses: um estudo do processo de acesso e permanência no Curso de Pedagogia
Resumo
O artigo discute as representações de vida acadêmica de alunas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (campus Imperatriz), com base em três categorias de análise: acesso e permanência na universidade; jornada de trabalho formal; e tempo dedicado aos afazeres domésticos. O presente estudo objetivou identificar as vivências e os principais dilemas enfrentados por elas, bem como a solução encontrada para conciliar os diversos papéis tradicionais femininos com a vida universitária. No trabalho de campo, fundamentado na metodologia feminista, buscou-se ouvir essas mulheres, valorizando sua participação no processo de coleta de dados para que elas pudessem rever suas histórias a partir de si mesmas. Os resultados indicam uma série de questões de gênero presentes nas tramas cotidianas e na trajetória acadêmica. Percebe-se que as maranhenses avançam na sua emancipação, valendo-se da formação acadêmica que é vivenciada em meio a muitas contradições.Downloads
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Publicado
2016-12-27
Como Citar
CUSTÓDIO, M. A. C.; SILVA, D. P. da. Trajetória de vida acadêmica de mulheres maranhenses: um estudo do processo de acesso e permanência no Curso de Pedagogia. Revista Ártemis, [S. l.], v. 22, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/artemis/article/view/29628. Acesso em: 24 dez. 2024.
Edição
Seção
Gêneros e sexualidades