Educação Ambiental em cursos de formação de professores
formas de abordagens na área de Linguagens
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65216Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), instituídas pela Resolução do MEC nº 02, de junho de 2012, determinam as ações de Educação Ambiental necessárias aos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), com a finalidade de desenvolvimento da formação profissional. O objetivo desta pesquisa é analisar as formas de abordagens da Educação Ambiental no currículo do PPC de Licenciatura Plena em Letras Português e Libras ofertados pelo Programa de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal Rural da Amazônia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, tendo sido realizada uma pesquisa documental nos referidos PPCs. Os resultados apontam que o curso de Letras Português apresenta uma abordagem transversal e interdisciplinar da Educação Ambiental, no intuito de promover uma articulação entre a teoria e a prática abordadas nas peculiaridades da formação dos professores. Por outro lado, no curso Letras/Libras, a Educação Ambiental não se encontra articulada no currículo do curso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.