Educação Ambiental em cursos de formação de professores

formas de abordagens na área de Linguagens

Autores

  • Liliane Afonso de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Claudinha Pessoa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Cíntia Cardoso Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65216

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), instituídas pela Resolução do MEC nº 02, de junho de 2012, determinam as ações de Educação Ambiental necessárias aos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), com a finalidade de desenvolvimento da formação profissional. O objetivo desta pesquisa é analisar as formas de abordagens da Educação Ambiental no currículo do PPC de Licenciatura Plena em Letras Português e Libras ofertados pelo Programa de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal Rural da Amazônia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, tendo sido realizada uma pesquisa documental nos referidos PPCs. Os resultados apontam que o curso de Letras Português apresenta uma abordagem transversal e interdisciplinar da Educação Ambiental, no intuito de promover uma articulação entre a teoria e a prática abordadas nas peculiaridades da formação dos professores. Por outro lado, no curso Letras/Libras, a Educação Ambiental não se encontra articulada no currículo do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Afonso de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia; Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia – PA, liliane.afonso@ufra.edu.br

Claudinha Pessoa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda do curso de Letras, com habilitação em Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural da Amazônia, claudinhacarvalho1994@gmail.com

Cíntia Cardoso, Universidade Federal Rural da Amazônia

Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. de; PESSOA, C. C.; CARDOSO, C. M. . Educação Ambiental em cursos de formação de professores: formas de abordagens na área de Linguagens. DLCV, João Pessoa, PB, v. 17, p. e021011, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65216. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/65216. Acesso em: 12 maio. 2024.