Educação Ambiental em cursos de formação de professores

formas de abordagens na área de Linguagens

Autores/as

  • Liliane Afonso de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Claudinha Carvalho Pessoa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Cíntia Maria Cardoso Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65216

Resumen

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), instituídas pela Resolução do MEC nº 02, de junho de 2012, determinam as ações de Educação Ambiental necessárias aos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), com a finalidade de desenvolvimento da formação profissional. O objetivo desta pesquisa é analisar as formas de abordagens da Educação Ambiental no currículo do PPC de Licenciatura Plena em Letras Português e Libras ofertados pelo Programa de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal Rural da Amazônia. A pesquisa teve abordagem qualitativa, tendo sido realizada uma pesquisa documental nos referidos PPCs. Os resultados apontam que o curso de Letras Português apresenta uma abordagem transversal e interdisciplinar da Educação Ambiental, no intuito de promover uma articulação entre a teoria e a prática abordadas nas peculiaridades da formação dos professores. Por outro lado, no curso Letras/Libras, a Educação Ambiental não se encontra articulada no currículo do curso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liliane Afonso de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia; Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia – PA, liliane.afonso@ufra.edu.br

Claudinha Carvalho Pessoa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda do curso de Letras, com habilitação em Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural da Amazônia, claudinhacarvalho1994@gmail.com

Cíntia Maria Cardoso, Universidade Federal Rural da Amazônia

Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2021-12-18

Cómo citar

OLIVEIRA, L. A. de; PESSOA, C. C.; CARDOSO, C. M. . Educação Ambiental em cursos de formação de professores: formas de abordagens na área de Linguagens. DLCV, João Pessoa, PB, v. 17, p. e021011, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2021v17.65216. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/65216. Acesso em: 5 jun. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a