Cientistas Ambientais: Acadêmicos ou Ambientalistas Profissionais?

Authors

  • Christiana Profice
  • Salvador Trevizan
  • Alexandre Schiavetti
  • Fabio Massena

Keywords:

Ciências Ambientais, Interdisciplinaridade, Pós-Graduação, Desenvolvimento.

Abstract

A formação em ciências ambientais nos programas de pós-graduação stricto sensu pode atender tanto a propósitos acadêmicos como a expectativas de intervenção profissional. Buscamos participar desse debate por meio da análise do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Estadual de Santa Cruz (MDRMA/UESC), localizado em Ilhéus na região sul do Estado da Bahia e parte de uma rede mais ampla, o Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Para tal fim iniciamos com uma breve demarcação teórica acerca das interpelações entre meio ambiente, desenvolvimento, interdisciplinaridade e ciências ambientais pautada nas definições de critérios de área conforme os documentos da CAPES, bem como na apresentação de reflexões atuais sobre o tema na literatura. Reconstruímos a trajetória histórica do MDRMA/UESC e de suas avaliações pela CAPES. Em seguida apresentamos e discutimos os dados obtidos a partir da análise dos perfis de egressos e suas publicações. Em posse destes dados e de demais informações acerca do MDRMA/UESC aplicamos a matriz SWOT para apreciarmos seus pontos fortes, suas fragilidades, bem como suas oportunidades e ameaças. Ao final tecemos considerações acerca do tema proposto e analisamos diferentes cenários para o futuro do MDRMA/UESC.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Christiana Profice

http://lattes.cnpq.br/0588527774815010

Published

2016-08-25

How to Cite

PROFICE, C.; TREVIZAN, S.; SCHIAVETTI, A.; MASSENA, F. Cientistas Ambientais: Acadêmicos ou Ambientalistas Profissionais?. Gaia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/30368. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)