A recepção de Shakespeare na Alemanha

Autores

  • Rafhael Borgato
  • Wilma Patricia Maas

Palavras-chave:

Lessing, Shakespeare, Modernidade Literária, Sturm und Drang, Neoclassicismo francês, Literatura Alemã

Resumo

Este artigo trata de um momento decisivo para a formação da literatura moderna ocidental. Referimo-nos à crítica de Lessing à influência exacerbada do teatro neoclássico francês na produção teatral alemã. Lessing (1964) considerava que o modelo aristocrático importado da França em nada correspondia ao contexto da sociedade alemã, já marcada por um incipiente modo de vida burguês. Sendo assim, o crítico dedica seu esforço teórico a afirmar a necessidade e levantar possibilidades sobre um fazer literário que estivesse em maior consonância com o espírito alemão. É na obra de Shakespeare que Lessing encontra sua resposta, fato que desencadeará o surgimento do movimento Sturm und Drang e, consequentemente, trará à luz uma literatura burguesa incipiente. Analisamos aqui, então, como se dá essa influência shakesperiana e sua importância na formação de uma literatura de cunho burguês.

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Publicado

03.04.2012

Edição

Seção

Artigos do Dossiê