Sobre a Revista

A REVISTA GRAPHOS é uma publicação do PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba. Divulga, desde o ano de 1995, artigos inéditos de pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, nas áreas de literatura e cultura; teoria literária e tradução. A partir de 2004, passou a ter periodicidade semestral e a partir de 2017 quadrimestral. A GRAPHOS está avaliada pela CAPES com o índice Qualis A3 (quadriênio 2017-2020, divulgado em 2023).

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Chamada para dossiê - Revista Graphos (Vol. 26, Nº3, 2024):

01.03.2024

Título: Literatura infantil e juvenil: o ir e vir na construção dos sentidos

 

Desde sua origem, a literatura para crianças e jovens é atrelada às imagens. As primeiras narrativas destinadas ao público infantil foram recolhidas da tradição oral, adaptadas para o novo público e ilustradas. Apesar de apresentar uma função decorativa, não sendo fundamental para a compreensão da história, a ilustração era concebida como importante para chamar a atenção dos leitores em formação. Entre essas primeiras histórias, encontram-se, no século XVII, as fábulas de La Fontaine e os contos de Charles Perrault. De lá para cá, a ilustração vem ocupando cada vez mais espaço nas páginas dos livros infantis, sendo influenciada pelas demais artes visuais, como a pintura, a fotografia e o cinema. Como destaca Graça Ramos, em A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual (2013, p. 51), “são muitos os teóricos que, ao analisarem a história dos livros infantis, destacam sua inventividade por tornar tão próxima a relação entre as palavras e as imagens.” Hoje em dia, com os avanços das tecnologias digitais, as obras infantis têm cada vez mais se constituído em objetos multimodais, em que a palavra escrita e a imagem relacionam-se a diversas semioses ou linguagens, como som, fala e imagem em movimento. Este dossiê tem por objetivo discutir a relação entre texto escrito e texto visual na literatura infantil e juvenil, impressa e/ou digital, bem como as potencialidades paratextuais, considerando suas características multissemióticas, e as intervenções editoriais que determinam a materialidade do livro e delineiam a sua presença no mundo.

Organizadores:

Dra. Renata Junqueira de Souza (UFPB/colaboradora)

Dra. Teresa Mendes (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal)

Dr. Márcia Tavares (UFCG/PB)

 

PRAZOS:

Período de submissão de artigos: de 29/04 a 05/08/2024.

Período previsto para publicação: segundo semestre de 2024.

 

Appel à contributions - Dossier Revista Graphos (Vol. 26, Nº3, 2024):

 

Titre: Littérature jeunesse et jeunesse : va-et-vient dans la construction des sens

Depuis son origine, la littérature pour enfants et jeunes est liée à l'image. Les premiers récits destinés aux enfants sont tirés de la tradition orale, adaptés pour le nouveau public et illustrés. Bien qu'elle ait une fonction décorative, n'étant pas fondamentale pour la compréhension de l'histoire, l'illustration a été conçue comme importante pour attirer l'attention des lecteurs en formation. Parmi ces premières histoires, il y a, au XVIIe siècle, les fables de La Fontaine et les contes de Charles Perrault. Depuis, l'illustration occupe de plus en plus de place sur les pages des livres pour enfants, sous l'influence d'autres arts visuels, comme la peinture, la photographie et le cinéma. Comme le souligne Graça Ramos, dans L'image dans les livres pour enfants: manières de lire le texte visuel (2013, p. 51), «de nombreux théoriciens, lorsqu'ils analysent l'histoire des livres pour enfants, soulignent leur inventivité pour rendre la relation si étroite entre les mots et les images. » De nos jours, avec les progrès des technologies numériques, les œuvres pour enfants sont de plus en plus constituées en objets multimodaux, dans lesquels l'écrit et l'image sont liés à différents sémioses ou langages, tels que le son, la parole et l'image en mouvement. Ce dossier vise à discuter de la relation entre le texte écrit et le texte visuel dans la littérature jeunesse et jeunesse, imprimée et / ou numérique, ainsi que les potentialités paratextuelles, compte tenu de ses caractéristiques multisémiotiques, et les interventions éditoriales qui déterminent la matérialité du livre et esquissent le sa présence dans le monde.

Organisateurs:

Dra. Renata Junqueira de Souza (UFPB/colaboradora)

Dra. Teresa Mendes (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal)

Dr. Márcia Tavares (UFCG/PB)

DÉLAIS:

Période de soumission des articles: du 29/04 au 05/08/2024.

Période de publication prévue: second semestre 2024.

 

Call for papers - Dossier Revista Graphos (Vol. 26, Nº3, 2024):

 

Title: Children's literature: coming and going in the meaning construction

Since its origin, literature for children and young people has been linked to images. The first narratives aimed at children were taken from the oral tradition, adapted for the new audience and illustrated. Despite having a decorative function, not being fundamental to the understanding of history, the illustration was conceived as important to attract the attention of readers in training. Among these early stories, there are, in the 17th century, the fables of La Fontaine and the tales of Charles Perrault. Since then, illustration has been occupying more and more space on the pages of children's books, being influenced by other visual arts, such as painting, photography and cinema. As Graça Ramos points out, in The image in children's books: ways to read the visual text (2013, p. 51), “there are many theorists who, when analyzing the history of children's books, highlight their inventiveness for making the relationship so close between words and images. ” Nowadays, with the advances in digital technologies, children's works are increasingly constituted in multimodal objects, in which the written word and the image are related to different semioses or languages, such as sound, speech and moving image. This dossier aims to discuss the relationship between written text and visual text in children's and youth literature, printed and / or digital, as well as the paratextual potentialities, considering its multisemiotic characteristics, and the editorial interventions that determine the materiality of the book and outline the its presence in the world.

Organizers:

Dra. Renata Junqueira de Souza (UFPB/colaboradora)

Dra. Teresa Mendes (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal)

Dr. Márcia Tavares (UFCG/PB)

DEADLINES:

Period of submission of articles: from 29/04 to 05/08/2024.

Expected publication period: second half of 2024.

 

Saiba mais sobre Chamada para dossiê - Revista Graphos (Vol. 26, Nº3, 2024):

Edição Atual

v. 25 n. 3 (2023): Dossiê Modalidades, materialidades e condições de circulação e de transferências culturais das literaturas.

A revista Graphos abre chamada para um número temático Modalidades, materialidades e condições de circulação e de transferências culturais das literaturas. Busca-se, com este dossiê, trazer à luz as atuais reflexões em pesquisas na interface interdisciplinar da sociologia da cultura, da análise quantitativa e qualitativa de processos de transferências culturais e modalidades de circulação das literaturas, levando também em consideração acervos físicos e digitais, catálogos, estudos bibliográficos e repertórios no âmbito tanto nacional quanto latino-americano e transatlântico.

A proposta está centrada na reflexão e na releitura de momentos da História literária brasileira, em um contexto transnacional e globalizado. O enfoque recairá sobre análises quantitativas e estudos qualitativos sobre os principais atores individuais e institucionais das transferências culturais transatlânticas e os processos de transferência e circulação de textos e livros em língua estrangeira, com o objetivo de analisar a extensão, as variações e as modalidades temporais, espaciais e sociais desses processos. Dentro desse recorte, será dado especial interesse à sociologia da cultura para compreender o papel de tradutores e tradutoras, editores e editoras, do meio literário e jornalístico, bem como das instituições acadêmicas, político-culturais e econômicas como mediadores das transferências e circulações literárias.

A partir dessa contextualização, que se baseia nos conceitos teórico-metodológicos interdisciplinares de transferência cultural (Espagne, 2009; Charle, Lüsebrink, Mix, 2017; Jorgensen, Lüsebrink, 2021) e de circulação (Bourdieu, 2002; Casanova, 1999; Sapiro, 2012), serão aceitas contribuições envolvendo estudos de caso e análises quantitativas e qualitativas. Serão igualmente bem-vindas contribuições que combinem ou discutam os conceitos teórico-metodológicos acima referidos e suas articulações com outros métodos advindos, por exemplo, dos Estudos da Tradução, da Sociologia, da Antropologia, da Etnologia ou da História da Arte, envolvendo por vezes questões políticas, dilemas ou (des-)construções.

Essas amplas perspectivas e abordagens propostas pretendem revelar a visualização e a problematização dos complexos entrelaçamentos e hibridações nas histórias da literatura e da tradução, e nas condições culturais/sociológicas de literaturas em língua estrangeira.

 

Organizadoras: Marta Pragana Dantas (UFPB); Wiebke Röben de Alencar Xavier (UFRN)

Publicado: 26.12.2023

APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ: MODALIDADES, MATERIALIDADES E CONDIÇÕES DE CIRCULAÇÃO E DE TRANSFERÊNCIA

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A REVISTA GRAPHOS é uma publicação do PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba. Divulga, desde o ano de 1995, artigos inéditos de pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, nas áreas de Literatura e Cultura, Teoria e Tradução. A partir de 2004 passou a ter periodicidade semestral e, desde 2017, quadrimestral. A GRAPHOS está avaliada pela CAPES com o índice Qualis A3.