Notas sobre o ensaio em Theodor W. Adorno
Palavras-chave:
Ensaio, Literatura, Teoria críticaResumo
RESUMO A maioria dos textos que compõem a coletânea intitulada Notas de literatura, do filósofo alemão Theodor W. Adorno faz parte de uma produção que extrapola os âmbitos acadêmicos. Nela figuram palestras radiofônicas e vários textos anteriormente publicados em revistas. Contudo, “O ensaio como forma” foi escrito especialmente para o primeiro volume de Notas de literatura e é, por assim dizer, um de seus mais afamados ensaios. Ao que pese a defesa da forma ensaística como expressão de um modelo teórico especialmente envolvido com o objeto a ponto de destacar as singularidades deste, o ensaio é pensado como produção teórica: talvez a que mais se aproxime da singularidade da produção literária, sem confundir-se com ela. Destaca-se, assim no texto que segue, o caráter eminentemente conceitual do ensaio – o qual não se fecha sob um método pré-estabelecido nem abandona o proceder metodológico – e sua tentativa de falar sobre aquilo que, segundo Wittgenstein, se deveria calar. Palavras–chave: Ensaio, Literatura, Teoria crítica.
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Referências
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