O alegre canto do corpo feminino e suas notas dissonantes

Autores

  • Cláudia Barbosa de Medeiros
  • Carmen Lúcia Tindó Ribeiro Secco

Palavras-chave:

Mulher, erotismo, liberdade, colonização

Resumo

O romance O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane, apresenta, em suas malhas discursivas, conflitos que marcam a relação entre os gêneros, sobretudo aqueles que decorrem do direito de autonomia da mulher frente ao homem. Este artigo problematiza de que modo tais conflitos se refletem no erotismo dos corpos, relacionando estas questões aos aspectos históricos da Moçambique pré-independente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BRANCO, Lúcia Castello. O que é erotismo. 2. ed. São Paulo: Editora Braziliense, 1987.

CABAÇO, José Luís. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. 2001. http://www.capitalsocialsul.com.br/capitalsocialsul/analisedeconjuntura/analisedeconjuntura/Mito%20Fundador%20e%20Sociedade%20Autorit%E1ria..pdf Acesso em 27/04/2014.

CHIZIANE, Paulina. O alegre canto da perdiz. Editorial Caminho, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KI-ZERBO, Joseph. Para quando a África? Entrevista com René Holenstein. Tradução de Carlos Aboim de Brito. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

Downloads

Publicado

24.08.2014

Edição

Seção

Artigos do Dossiê