Do olhar e de outros olhares: a literatura angolana na letra de João-Maria Vilanova

Autores

  • Marlene Hernandez Leites

Palavras-chave:

Literatura africana, identidade, hibridização

Resumo

Objetivamos com esse estudo o resgate da obra de João-Maria Vilanova, poeta angolano que faleceu em 2005 e que deixou uma produção literária maioritariamente inédita. Este trabalho se configurou como uma pesquisa de base qualitativa, tendo sido desenvolvido a partir de um estudo de caso que incluiu pesquisadores do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Concluímos que o discurso crítico é legitimador, principalmente por emergir de vozes autorizadas pela Instituição saber/poder, e mesmo estando dentro da mesma Instituição universitária, se constrói de forma diferenciada em função do posicionamento ideológico (isto é, do olhar) do crítico/escritor. Esta investigação me possibilitou perceber também que a questão da raça não é motivo de discussão, embora a da negritude, como conceito político, o seja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Miriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renata Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. Em: ____________. O olhar. São Paulo: Companhia das Letras,1998.

DERRIDA, J. A escritura e a diferença. Trad. Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva,1987.

FOUCAULT, Michel .Arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Petrópolis: Vozes, 1971.

GATES, Henry Luis. Authority (white) power, and the (black) critic; or, it‟s all Greek to me. Em: COHEN, R. (Ed.) The future of literay literature theory. New York: Routledge, 1989.

GUMBRECHT, Ulrich (1999): Minimizar identidades. Em: JOBIN, José Luís (Org.). Literatura e identidades. Rio de Janeiro: UERJ, pp 115-124.

HALL, Stuart .Identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva& Garcia Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HELLER, Ágnes. O cotidiano e a história. Trad. Carlos Nelson Coutinho e Leandro Cander. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

LARANJEIRA, Pires. A Constituição do ideal nacional e a constituição de novas literaturas em África. Em : Publicação de uma palestra em Santo Antonio da Platina. Jataízinho (PR), 1997.

____________. A negritude africana de expressão portuguesa. Tese (Doutoramento em Literaturas dos Países Africanos de Expressão Portuguesa). Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras. Coimbra,1994.

____________. Ensaios afro-literários. Lisboa: Novo Imboeiro, 2001.

____________. (Prefácio) João-Maria Vilanova – Poesia. Lisboa: Caminho,2004.

MACEDO, Jorge. Prefácio do livro - Mar de minha terra e outros poemas. Luanda: Kilombelombe,2004.

SANTOS, Boaventura Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento, 1997.

SECCO, Carmen Lúcia Tindó Ribeiro. Mar, mito e memória na poesia africana do século XX. IN: SECCO, Carmen Lúcia Tindó Ribeiro. Antologia do mar na poesia africana do século XX. Angola: Kilombelombe,2000.

SILVA, Luiz (Cuti). Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro,2010.

SOUZA, Lynn Mario T. Menezes. Identidade e subversão. Literatura e diferença. ANAIS do IV Congresso da ABRALIC, São Paulo,1994, pp 561-566.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

VILANOVA, João-Maria. Poesia. Lisboa: Caminho. Outras margens, n. 27, pp 7, abr.2004.

Downloads

Publicado

24.08.2014

Edição

Seção

Artigos do Dossiê