Envelhecimento: alegrias e medos na obra de Alfonsina Storni e Gioconda Belli

Autores

  • Karine ROCHA UFPE

Palavras-chave:

gênero, literatura hispano-americana, envelhecimento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar a maneira como a sociedade tenta vivenciar o envelhecimento. Escolhemos duas autoras de épocas diferentes para mostrar os avanços e algumas dificuldade ainda remanescentes. Alfonsina Storni viveu nas primeiras décadas do século XX, espaço no qua los preconceitos em relação à velhice feminina ainda eram muito marcados. Gioconda Belli, escritora da atualidade, nos mostra que alguns avanços foram feitos, que é possível amadurecer com leveza. No entanto, sua poética também nos mostra que envelhecer ainda é um tema difícil, principalmente para as mulheres. Desta forma, Belli revela que apesar de estarmos no século XXI, ainda não assumimos totalmente a ideia de que o envelhecimento é apenas mais uma fase da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Andrea Moraes. Gerações em perspectiva: os sentidos da sexualidade feminina na velhice e na vida adulta. In: GOLDENBERG, M. Corpo, envelhecimento e felicid-ade. Ed. Civilização brasileira: Rio de Janeiro, 2012.

ARIÈS, Philippe. Essasi sur l’histoire de la mort en Occidente. Paris: Seuil, 1975.

BARBOSA, Fernando. Sentimentos de tristeza e medo da morte: memória e mo-vimentos criativos no envelhecer. In: RIBEIRO, Lúcia. (org) Um outro envelhecer é possível. Editora Ideias e Letras: São Paulo, 2012.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. A Experiência vivida. Difusão européia do livro: São Paulo, 1967.

BELLI, Gioconda. Apogeo. Edicciones Centroamericanas Anama: Managua, 1997.

CORNEILLE, Pierre. Marquesa. Disponível em: www.cancioneros.com Acessado em 18/06/2015.

COSOTTI, Letícia; CAMPOS, Roberta. Consumo da beleza e envelhecimento: histórias de pesquisa e de tempo. In: GOLDENBERG, M. Corpo, envelhecimento e felicidade. Ed. Civilização brasileira: Rio de Janeiro, 2012.

OVÍDIO. A arte de amar. L&PM Editores: São Paulo, 2000.

TITIEV, Janice. Women’s language in two poems by Alfonsina Storni. In: monograph-ic review, vol. VI, 1990.

SANTOS, Maria José de S. Bases biológicas do envelhecer: uma conversa que quer se expandir. In: RIBEIRO, Lúcia. (Org.) Um outro envelhecer é possível. Editora Ideias e Letras: São Paulo, 2012.

SANZ, Raquel Santiso. La menopausia y la edad media de las mujeres: un analisis an-tropológico. Disponível em: www.dialnet.unirioja.es/descargar/articulo/206414.pdf Acessado em: 20/06/2015.

SIBILA, Paula. A moral da pele lisa e a censura midiática na velhice. In: GOLDEN-BERG, M. Corpo, envelhecimento e felicidade. Ed. Civilização brasileira: Rio de Janei-ro, 2012.

SIMÕES, Regina B. A mulher de quarenta. Gutenberg: Belo Horizonte, 2013.

STORNI, Alfonsina. Obras: poesía. Tomo I. Editorial Losada: Buenos Aires: 1999.

Downloads

Publicado

13.09.2016