Da poesia de Buñuel ao cinema de Garcia Lorca

Autores

  • Mirian . Tavares

Palavras-chave:

Cinema, Poesia, Surrealismo

Resumo

Através da análise de alguns poemas do livro Poeta en Nueva York (1929-30), de García Lorca, pretendo discutir a relação deste autor com a obra do seu contemporâneo, Luis Buñuel. Tentarei, fundamentalmente, ressaltar o processo de construção/montagem dos textos poéticos lorquianos, relacionando-os com o primeiro filme de Buñuel, Un Chien Andalou, considerado por muitos um dos poucos filmes verdadeiramente surrealistas. Destacarei a difícil tarefa do realizador ao tentar harmonizar a condição material imposta pelo cinema com o ideário dos seguidores de André Breton, que defendiam, entre outras coisas, a realização de uma obra calcada na escrita automática e na revelação do inconsciente do(s) autor (es), motivo pelo qual Lorca nunca quis ser identificado com este movimento. Apresentarei ainda um guião escrito por Lorca, onde as marcas do surrealismo (nunca assumido plenamente por ele) são mais nítidas que em toda a sua obra poética, ressaltando, para terminar, os paralelos possíveis com o filme de Buñuel.

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Publicado

01.01.2007