Reconstrução do espaço na adaptação para o cinema
Palavras-chave:
Semiótica, espaço, cinema, literaturaResumo
O artigo parte da análise das características da linguagem verbal e comparação com a linguagem visual para discutir o problema da construção do espaço da representação em três dimensões distintas, a partir da semiótica. O espaço do signo em si, o espaço do referente do signo, e o espaço do interpretante do signo.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1984.
BONITZER, Pascal. Le regard et la voix. Paris, Coll. 1018, 1976.
BURCH, Noel. Praxis del cine. Madrid: Fundamentos, 1970.
CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Brasiliense, 1985.
FLUSSER, Vilém. A filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. 8 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio: Guanabara, 1988.
LEVY, Pierre. O que é o virtual. S. Paulo: Ed 34, 1996.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Brasiliense, 1984.
NOTH, Winfried. A semiótica no século XX. São Paulo: Anna Blume, 1996.
PANOFSKI, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Lisboa: Ed. 70, 1993.
ROSA, Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento? sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SHANNON, Claude, WEAVER, Warren. The Matematical Theory of Communication. Urbana: Un. De Illinois Press, 1949.