Perspectiva narrativa e processos de adaptação no filme O invasor, de Beto Brant

Autores

  • Arthur Lins

Palavras-chave:

O invasor, cinema, adaptação, narratologia

Resumo

O presente trabalho tem como proposta investigar os aspectos narrativos do filme O invasor, de Beto Brant. Desenvolvido em conjunto com um livro homônimo escrito pelo também roteirista Marçal Aquino, O invasor sugere uma relação de diálogo entre o discurso ficcional no cinema e na literatura. A partir de uma reflexão sobre aspectos da perspectiva narrativa (focalização), do narrador, da categoria personagem e do espaço narrativo, nos adentraremos nos processos adaptativos que distanciam e aproximam o filme do livro, sempre em busca de uma maior compreensão sobre as potencialidades estéticas de cada meio específico. As relações intertextuais que podem ser percebidas na estrutura do filme O invasor, também fazem parte de nosso interesse, que abarca ainda a possibilidade de dialogar com o contexto social a partir de sua própria construção audiovisual. Só ao perceber a profunda contaminação de linguagens entre meios expressivos distintos podemos nos adentrar nas ficções narrativas contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Marçal. O Amor e Outros Objetos Pontiagudos. São Paulo: Geração Editorial, 1999.

AQUINO, Marçal. O invasor. São Paulo: Geração Editorial (coleção Carpe Diem), 2002.

ALENCAR, Marlyvan Moraes de. Os lugares de uma Cidade. In: Estudos de Cinema Socine. São Paulo: Annablume, Socine (Estudos de Cinema – Socine, VII), 2006.

BAKHTIN, Mikhail. A tipologia do discurso na prosa. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. 2 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. p.462-84.

BARROS, Diana Luz Pessoa. Contribuições de Bakhtin às teorias do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Bakhtin, dialogismo e construção sentido (org). Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1997. p.27-38.

BAZIN, André. A evolução da linguagem cinematográfica. In: O cinema – Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BAZIN, André. Por um cinema impuro - Defesa da adaptação. In: O cinema – Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BETTON, Gérard. Estética do Cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

BRITO, João Batista de. Imagens amadas. São Paulo: Ateliê editorial, 1997.

BRITO, João Batista de. Literatura no cinema. São Paulo: Unimarco, 2006.

BRUM, Alessandra Souza Melett Brum. O processo de criação artística no filme O invasor. Campinas, SP, [s.n.], 2003.

BURCH, Noel. Práxis do cinema. São Paulo/SP, Perspectiva, 1992.

CANDIDO, Antonio. A personagem do romance. In: A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1964.

CANDIDO, Antonio. Crítica e sociologia. In: Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 5 ed. São Paulo: Nacional, 1976. p.3-15.

COSTA, Cristina. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: SENAC, 2002. p.12.

DIMAS, Antonio. Espaço e romance. São Paulo: Ática, 1987.

FREIRE COSTA, Jurandir. Entrevista com Jurandir Freire Costa. In: COUTO, José Geraldo. Quatro autores em busca de um Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

FONSECA, Rubem. O cobrador. São Paulo: Integral, 1979.

GASS, William H. A ficção e as imagens da vida. São Paulo, Cultrix, 1971.

GENETTE, Gerard. Discurso da narrativa. Lisboa, Vega, 1995.

GOMES, Paulo Emilio Salles. A personagem cinematográfica. In: A personagem de Ficção.Perspectiva. São Paulo: Perspectiva, 1964.

LEITE, Lígia Chiappini Morais. O foco narrativo. 4 ed. São Paulo: Ática, 1989. (Série Princípios; 4).

REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina. Dicionário de Teoria da Narrativa. São Paulo: Ática, 1988.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas/SP: Papirus, 2003.

TOULET, Emmanuelle. O cinema, invenção do século. São Paulo: Objetiva, 1988.

XAVIER, Ismail. São Paulo no cinema: expansão da cidade-máquina, corrosão da cidadearquipélago. In: Sinopse, Revista de cinema. São Paulo (Sinopse, nº 11, ano VIII), 2006.

XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In: PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Instituto Itaú Cultural, 2003. p. 61-89.

Downloads

Publicado

01.01.2007