Um museu de cangaceiros, bacamarteiros e coiteiros: considerações sobre o espaço na narrativa cinematográfica de Bacurau

Autores

Palavras-chave:

Espaço, Cultura Popular, Resistência, Cinema Brasileiro, Bacurau

Resumo

Este artigo tem o propósito de avaliar a categoria narrativa do espaço em Bacurau – filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles –, acolhendo contribuições do campo literário e dirigindo-nos à análise cinematográfica em algumas cenas e sequências. Buscaremos demonstrar como, na relação intertextual com o western, o discurso cinematográfico de Bacurau agencia um espaço, o “Museu Histórico de Bacurau”, destacado no ápice da narrativa, como elemento central na definição de estratégias para vencer o inimigo e como o eixo que articula a luta da comunidade contra o invasor estrangeiro - representante da atualidade globalizada – ao lastro identitário da cultura popular, em que comparecem os emblemas do cangaço, da tradição dos coiteiros e do folguedo dos bacamarteiros.  Ainda observaremos como o tensionamento emergido nesse embate entre passado e presente levanta, de um lado, a resistência em defesa da tradição, do espaço, da propriedade; de outro, a dominação movida pelo pragmatismo frio de uma sociedade do extermínio, cruel, brutalista. Neste embate, o “Museu Histórico de Bacurau” é precisamente o eixo espacial que articula a resistência da luta física ao lastro identitário coletivo. O museu se erige, pois, como um símbolo em que a tradição e o passado – na ficção futurista do filme – são “atualizados” na luta, fonte de um manancial poderoso de identificação comunitária. O museu, espaço cultural (sociopolítico), reveste-se de implicações semânticas fundamentais que serão aqui apreciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARCELO BULHÕES, UNESP

Professor do Curso de Comunicação Social da UNESP. doutor em Literatura Brasileira e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada.

   

Ricardo Bulhões, UFMS

Professor de Literaturas de Língua Portuguesa na graduação e no PPG, Mestrado e Doutorado, na UFMS, campus de Três Lagoas (MS)

Roque Nunes da Cunha, UFMS

Roque Nunes da Cunha. Doutorando em Estudos Literários pela UFMS Campus três Lagoas. 

Referências

ALMEIDA, José Américo de. Coiteiros. João Pessoa: União e Cia, 1967.
BONALD NETO, Olímpio. Bacamarte, pólvora e povo. Recife: Bagaço, 2004.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: INL, 1954.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2013.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2007.
MATTOS, A. C. Gomes. Publique-se a lenda: a história do western. Rio de Janeiro: Rocco, 2004.
MOLICA, Fernando; MOTTA, Bruna. Kleber Mendonça Filho: “Não fiz um panfleto”. Entrevistado: Kleber Mendonça Filho. Veja, São Paulo, ed. 2654, 2 out. 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/entretenimento/kleber-mendonca-filho-bacurau/. Acesso em: 11 nov. 2019.
NASCIMENTO, José Anderson. Cangaceiros, coiteiros e volantes. São Paulo: Ícone, 1994.
OLIVEIRA, Bismarck M. de. O padre e o cangaceiro: a última passagem de Antônio Silvino por Pocinhos – PB. João Pessoa: Mídia Gráfica, 2019.
OLIVEIRA, Joana. Em ‘Bacurau’, é lutar ou morrer no sertão que espelha o Brasil. El País, 21 ago. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/20/cultura/1566328403_365611.html. Acesso em: 25 set. 2019.
PELLEGRINI, Tânia. Despropósitos: estudos de ficção brasileira contemporânea. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2008.
PELLEGRINI, Tânia. Realismo e realidade na literatura: um modo de ver o Brasil. São Paulo: Alameda, 2018.
REIS, Carlos. Dicionário de Estudos Narrativos. Coimbra: Almedina, 2018.
SANTINI, Juliana. Ocupação dos espaços: sobre Maria Valéria Rezende e o coletivo Mariposa Cartonera. In: DALCASTAGNÉ, Regina; LICARÃO, Bertoni; NAKAGOME, Patrícia (org.). Literatura e resistência. Porto Alegre: Zouk, 2018. p. 53-69.
SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
TOLENTINO, Célia Aparecida Ferreira. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Unesp, 2001.

Downloads

Publicado

27.10.2021

Edição

Seção

NARRATIVAS AUDIOVISUAIS: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, ESTÉTICAS E CULTURAIS