Entre a vida e a literatura: sobre os processos de transculturação em Guimarães Rosa e José María Arguedas

Autores

  • Marcos Lemos Ferreira dos Santos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Literatura comparada, Transculturação, Ficção regionalista, Guimarães Rosa, José María Arguedas

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo comparar quatro contos latino-americanos – “As margens da alegria” e “Substância”, de Guimarães Rosa, publicados em Primeiras estórias (1961); “Warma Kuyay” e “El ayla”, de José María Arguedas –, a partir das análises que Antonio Candido e Ángel Rama fazem da narrativa regionalista nos diferentes sistemas literários que estudam: o brasileiro e o peruano. Após a apresentação dos conceitos de transculturação e de suprarregionalismo, interpretam-se os motivos da morte e do sacrifício em “As margens da alegria” e “Warma Kuyay”, e as situações de comunhão e apartamento, em “El ayla” e “Substância”, de modo a verificar as diferenças e semelhanças no tratamento dado a esses temas pelo autores. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a determinação histórica do conceito de literatura, considerando os limites das leituras universalizantes empreendidas por Rama e Candido, e o caráter violento do processo de colonização a que essas nações foram submetidas. Nesse sentido, dialoga-se com a pesquisa desenvolvida por Marcos Natali sobre a obra do escritor peruano e a sua reflexão acerca das possibilidades de humanização pela literatura. Como resultado, verifica-se uma opção, em Arguedas, por práticas narrativas não europeias e pela valorização de uma ritualística quéchua em seu processo de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARGUEDAS, J. M. Amor mundo y todos los cuentos de José María Arguedas. Lima: Francisco Moncloa, 1967.

ARGUEDAS, J. M. Los ríos profundos. Bristol: Bristol Classical, 1997.

ARGUEDAS, J. M. Primer encuentro de narradores peruanos. Lima: Casa de la Cultura del Peru, 1969.

ARGUEDAS, J. M.; DORFMAN, A. Conversando con Arguedas. In: LARCO, J. (org,). Recopilación de textos sobre José María Arguedas. La Habana: Casa de las Américas, 1976.

BASELLI, A. V. Eros in Terra incógnita. Arquetipo y antiarquetipo desde Amor mundo. Ajos & Zafiros, n. 5, nov. 2003.

BENJAMIN, W. O narrador. Tradução de Modesto Carone. In: Os pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril, 1983.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. In: Textos de intervenção. Seleção apresentação e notas de Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades, 2002.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 16ª. ed. revisada e ampliada. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2017.

CANDIDO, A. Tese e antítese. São Paulo: Nacional, 1971.

LANDESBERG, P.-J. Ensaio sobre a experiência da morte. Lisboa: Hiena, 1994.

LOURENÇO, E. A Europa e a morte. In: Ocasionais I. Lisboa: A Regra do Jogo, 1984.

LAFER, M. M. de C. N.; HIRATA, F. Y. Engenhos da sedução: estudos sobre o hino homérico a Afrodite. 2005. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

LORENZ, G. Diálogo com Guimarães Rosa. In: COUTINHO, E. F. (org.). Guimarães Rosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

Marinho, M. O desaparecimento prematuro de Guimarães Rosa: enigma ou enredo? Cultura Crítica, 7, p. 50-54, 2008. Disponível em: https://www.apropucsp.org.br/revista-cultura-critica. Acesso em: 04 nov. 2022.

NATALI, M. P. Além da literatura. Literatura e sociedade, n. 9, p. 30-43, 2006.

NATALI, M. P. José María Arguedas, aquém da literatura. Estudos avançados, n. 19 (55), p. 117-128, 2005.

POLAR, A. C. El sentido de la narrativa de Arguedas. In: LARCO, J. (org,). Recopilación de textos sobre José María Arguedas. La Habana: Casa de las Américas, 1976.

RAMA, A. Literatura y cultura. In: Transculturación narrativa en América Latina. 2ª. ed. Montevidéu: Ediciones El Andariego, 1982.

RÓNAI, P. Os vastos espaços. In: ROSA, G. Primeiras estórias. 15ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

ROSA, G. Grande sertão: veredas. 12ª. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.

ROSA, G. Primeiras estórias. 15ª. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

Downloads

Publicado

22.02.2023

Edição

Seção

VOLUME "AHEAD OF PRINT"