ARTIMANHAS EDITORIAIS DAS MATERIALIDADES MARGINAIS:

DO MIMEÓGRAFO À ANTOLOGIA 26 POETAS HOJE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10491977

Palavras-chave:

poesia, materialidade, anos 1970, geração mimeógrafo, 26 poetas hoje

Resumo

Este artigo se volta para algumas publicações de poesia enquadradas no vasto rótulo “geração mimeógrafo”. Buscamos compreender a materialidade dessas edições como força-motriz que configura a marginalidade editorial e estética das produções situadas nos efervescentes anos 1970. Defendemos que, além dos sentidos marginais vinculados aos discursos presentes em obras de poetas como Chacal, Charles e Nicolas Behr, a materialidade editorial e a maneira independente de publicação e distribuição de seus textos potencializaram as escolhas estéticas de cada projeto artístico, desembocando em posturas não partidárias e/ou não programáticas dentre as manifestações literárias realizadas no contexto da Ditadura Militar brasileira. Ressalta-se que as produções marginais tiveram o mimeógrafo como alternativa primeira, para poetas que viviam a urgência de serem publicados e lidos, quando não contavam (de início) com o apoio editorial hegemônico. Assim, a materialidade editorial independente, manufaturada e autogerida foi parte constituinte da subversão das escritas dos poetas marginais do período estudado, tornando, de início, totalmente maleáveis ou inexistentes as fronteiras entre a poesia e a edição marginal. Quadro que se transformou mediante a publicação da antologia poética 26 poetas hoje (1976), organizada por Heloisa Buarque de Hollanda, dissolvendo a dicotomia tecnologia/manufatura e ajudando a abrir sendas não só no restrito espaço que as grandes editoras davam à “juventude do desbunde”, como também na crítica literária acadêmica que estranhava a produção artesanal e de baixo custo dos jovens poetas marginais e suas obras, que estavam, na gênese de sua veiculação, alheias ao mercado editorial hegemônico nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felippe Nildo Oliveira de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande. É mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB), na área de concentração Literatura, Teoria e Crítica. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, na Universidade Federal de Minas Gerais, na área de concentração Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

Leilane Hardoim Simões, Universidade federal da Paraíba

Formada no Curso de Letras - Licenciatura Português/ Espanhol, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mestre em Teoria Literária e Estudos Comparados pelo Programa de Mestrado Estudos de Linguagens da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Tradição e Modernidade no Programa de Pós-graduação em Letras na Universidade Federal da Paraíba.

Maria Luiza Pereira Leite, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Ciências Sociais - PPGCS/UFCG, pesquisadora das narrativas e vivências de mulheres lideranças de religiões afro-ameríndias de Campina Grande - PB. Mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas - PPGDH/UFPB; Assistente Social CRESS/PB - 6139; Assessoria e gestão de políticas públicas para Pessoa com Deficiência do Estado da Paraíba na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência - FUNAD - PB, instituição habilitada pelo Sistema Único de Saúde como um CER - IV.

Referências

CARRIÓN, Ulises. A nova arte de fazer livros. Tradução de Amir Brito Cadôr. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2011.

COELHO, Frederico. Quantas margens cabem em um poema? Poesia marginal ontem, hoje e além. FERRAZ, Eucanaã (Org.). Poesia marginal: palavra e livro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013, p. 11-41.

FERRAZ, Eucanaã. No centro. In: FERRAZ, Eucanaã (Org.). Poesia marginal: palavra e livro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013, p. 7-11.

GENETTE, Gérard. Paratextos editoriais. Tradução de Álvaro Faleiros. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

GROYS, Boris. Arte poder. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). 26 poetas hoje. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960 / 70. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). 26 poetas hoje. 6. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Poesia Hoje. [Entrevista cedida a] Luiz Costa Lima, Sebastião Uchoa Leite, Jorge Wanderley e Sérgio Cabral. In: FERRAZ, Eucanaã (Org.). Poesia marginal: palavra e livro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013, p. 135-141.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). 26 poetas hoje: antologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Retrato de época: poesia marginal anos 70. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1981.

SANTIAGO, Silviano. O assassinato de Mallarmé. In: SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 188-199.

SOUZA, Gustavo Ramos de. Princípios para o estudo das materialidades da poesia marginal. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n. 65, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/s3fskLpVvX3wy8KzMJHhNnb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 dez. 2022.

Downloads

Publicado

19.12.2023

Edição

Seção

DOSSIÊ: MODALIDADES, MATERIALIDADES E CONDIÇÕES DE CIRCULAÇÃO E DE TRANSFERÊNCIA