A RELAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL COM COMPRA DECLARADA PARA PRODUTOS VERDES NO VAREJO: UMA COMPARAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO INDIVIDUO COM SUA PERCEPÇÃO DE SOCIEDADE

Autores

  • Sergio Silva Braga Junior UNESP - Universidade Estadual Paulista
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Preocupação Ambiental, Responsabilidade Socioambiental, Desejabilidade Social

Resumo

A Preocupação Ambiental influencia na compra declarada para produtos verdes no varejo? Com o objetivo de avaliar se o consumidor declara que está comprando produtos verdes no varejo, o presente estudo buscou avaliar a influencia da preocupação ambiental no comportamento de compra do individuo para produtos verdes no varejo. Para atingir o objetivo proposto foi realizado um survey com uma amostra de 176 consumidores que residem na zona sul da cidade de São Paulo respondendo sobre sua percepção como individuo e como ele observa as pessoas na sociedade. Este investigação é reforçada por Garcia, Silva, Pereira, Rossi, Minciotti (2008) que desenvolveram uma escala própria e a validaram mostrando que existe relação entre a importância e recompensa do comportamento de compra ambientalmente correta do consumidor através de sua preocupação ambiental. Contudo, os resultados da presente pesquisa conseguiram demonstrar que o consumidor não demonstra uma relação direta entre preocupação ambiental e compra declarada para produtos verdes no varejo reforçando o modelo de Bagozzi (1981) que explica o fato do comportamento ter como precedente a intenção e não a atitude. Corroborando com este resultado, o mesmo comportamento é percebido quando o individuo coloca sua percepção sobre o comportamento das pessoas na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Silva Braga Junior, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração de Organizações pela USP e graduado em Administração. Professor Assistente da UNESP no Campus Experimental de Tupã, no curso de Administração. Pesquisador nas áreas de comportamento do consumidor e logística reversa no varejo.

Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Educação (USP), Mestre e graduado em Física (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE e da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Atuante em Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Comportamento do Consumidor, meio Ambiente, com ênfase na metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise estatística multivariada de dados.

Downloads

Publicado

04-08-2013

Como Citar

Braga Junior, S. S., & Silva, D. da. (2013). A RELAÇÃO DA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL COM COMPRA DECLARADA PARA PRODUTOS VERDES NO VAREJO: UMA COMPARAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO INDIVIDUO COM SUA PERCEPÇÃO DE SOCIEDADE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 3(2), 161–176. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/15935

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles