Chamada para o Dossiê "Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência"

2022-11-28
Após a reforma universitária de 1968, a pós-graduação no Brasil teve sua expansão por meio do incentivo, fomento e orientações da CAPES. Nos últimos anos os Programas de Pós-Graduação em Educação têm registrado não apenas sua longevidade, mas também sua centralidade no crescimento, qualificação e fortalecimento da pesquisa, da formação de pesquisadores/as e da inclusão social. Neste período em que vários dos Programas de Pós-Graduação em Educação realizam comemorações pelos seus 45 anos ou 50 anos de existência, a Revista Temas em Educação propõe o Dossiê Programas de pós-graduação em educação no Brasil: história, memória e resistência. Compreendemos que cada Programa tem crescido quantitativa e qualitativamente em meio a desafios e lutas com inscrições espaço-temporais muito específicas. Isso nos motiva a reunir, divulgar e celebrar, entre histórias e memórias, os feitos e efeitos dos Programas de Pós-Graduação em Educação na tarefa de qualificação de profissionais na área da Educação.   O Dossiê "Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência" objetiva reunir artigos sobre: - História e memória da pós-graduação em educação no Brasil; - Políticas educacionais à pós-graduação no Brasil; - Produção do conhecimento sobre pós-graduação em educação no Brasil. O prazo para envio de manuscritos é 30 de maio de 2023. As orientações para a submissão estão em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/author