OS MECANISMOS DE SELEÇÃO E O DISCURSO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Jackeline Nascimento Noronha da Luz Pós-graduação em Educação/Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Resumo

O presente trabalho realiza uma análise documental em torno do discurso da democratização do acesso à educação superior pública internalizado nos mecanismos de seleção, como observado nas novas propostas: Novo Enem e o SiSU. Teve como fonte de análise os documentos definidores de políticas públicas do Brasil – focalizando no campo da educação superior – segundo as décadas de 1980, 1990 e 2000. Foi possível verificar que a democratização do acesso se apresenta muito mais na compreensão do mero “ato de ingressar” sem levar em consideração outros condicionantes para que isso de fato ocorra principalmente direcionados à classe popular da sociedade. Ela ainda ocorre de maneira contraditória devido os limites impostos pelo sistema capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), graduação em Administração Bacharelado (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). É professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Jackeline Nascimento Noronha da Luz, Pós-graduação em Educação/Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Atualmente cursa o Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

VELOSO, T. C. M. A.; NORONHA DA LUZ, J. N. OS MECANISMOS DE SELEÇÃO E O DISCURSO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 44–59, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/17779. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO