EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE

Autores

  • Emília Mª da Trindade Prestes Universidade Federal da Paraíba
  • Ítalo Eduardo Medeiros Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Juliália Cássia Alves Bezerra Universidade Federal da Paraíba
  • Shirleide Karla de Oliveira Silva Universidade Federal da Paraíba.

Resumo

Este artigo tem por finalidade evidenciar a relação entre a educação de adultos e o ensino superior, através da participação de alunos adultos acima de 30 anos, nos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I. O seu arcabouço teórico está relacionado à concepção de educação e de aprendizagens ao longo da vida, tida como “uma filosofia, um marco conceitual e um princípio organizador de todas as formas de educação, baseada em valores inclusivos, emancipatórios, humanistas e democráticos, sendo abrangente e parte integrantes da visão de uma sociedade do conhecimento” (UNESCO, 2010, p. 06) e em um contexto de riscos e de indefinições.No texto são apresentados alguns dados estatísticos relacionados à expansão do ensino superior da UFPB, entre os anos de 2007 e 2011, etapa pós-Reuni, no que tange ao atendimento das metas previstas pela Instituição universitária para o seu processo de democratização do acesso ao alunado, com destaque para a presença do aluno adulto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Mª da Trindade Prestes, Universidade Federal da Paraíba

Professora Pós-doutora em Avaliação de Políticas Públicas Educacionais. Programa de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Gestão das Organizações Aprendentes – MPGOA. Centro de Educação /Universidade Federal da Paraíba. Bolsista de Produtividade CNPQ.

 

Ítalo Eduardo Medeiros Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Juliália Cássia Alves Bezerra, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Shirleide Karla de Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba.

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

PRESTES, E. M. da T.; SOUSA, Ítalo E. M.; BEZERRA, J. C. A.; SILVA, S. K. de O. EDUCAÇÃO E APRENDIZAGENS DE ADULTOS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 208–223, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/17792. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA