O EMBATE ENTRE ARTES LIBERAIS E ARTES MECÂNICAS E O DISCURSO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • Maxwel F. Silva CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo

Este artigo resulta dos estudos históricos em Educação Social, produto de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação – Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. A problemática gira em torno do discurso sobre a educação profissional que se fez no Brasil em fins do século XIX e início do século XX e sua relação com a ordem pública, que também se alinha à ideia de civilidade, democracia, modernidade e progresso. A hipótese é que a educação profissional no Brasil como via de inserção do “desvalido da fortuna” ao meio social teve como pano de fundo o ideal desenvolvimentista do País. Subjacente a essa ideia, articulam-se o embate entre artes liberais e artes mecânicas que, desde os tempos clássicos, estigmatizou o saber manual, no Brasil marcado por um longo período de escravidão, e a educação social como meio de se “aplacar” a pobreza, aumentando a possibilidade, aos pobres, de melhores condições de vida por meio do sustento pelo trabalho.

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Biografia do Autor

Maxwel F. Silva, CEFET/MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Graduou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Faculdade de Tecnologia SENAI-Belo Horizonte. Realiza estudos de Pós-graduação – Mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

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Publicado

2014-08-06

Como Citar

SILVA, M. F. O EMBATE ENTRE ARTES LIBERAIS E ARTES MECÂNICAS E O DISCURSO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 160–168, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/18898. Acesso em: 20 dez. 2024.

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