AS MÍDIAS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EM SAPIRANGA, RS.

Autores

  • Gabriela D'Ávila Schüttz Instituto Estadual de Educação Sapiranga. Faculdade Decision de Negócios.

Resumo

Este artigo aborda os limites e as potencialidades do uso de mídias no ensino de História, com base nos resultados de uma pesquisa-ação realizada com turmas do 1° ano do ensino médio politécnico, no município de Sapiranga, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa visou identificar os principais efeitos (vantagens e desvantagens) do uso de mídias, em especial, filmes, blogs e sites especializados em História e Educação, no processo de ensino-aprendizagem de História, no âmbito do ensino médio politécnico. Além disso, objetivou-se promover o uso pedagógico de tecnologias e mídias durante as aulas de História; motivar e despertar o interesse dos estudantes durante as aulas e conhecer quais as mídias que oferecem mais retorno para o crescimento quantitativo e qualitativo do desempenho do estudante. As hipóteses trabalhadas estruturaram-se em torno de dois eixos: o positivo, baseado na ideia de que o uso de ferramentas pedagógicas diferenciadas, tais como as mídias, trazem importantes contribuições para a contextualização dos processos históricos e despertam o interesse e a curiosidade do estudante; e o negativo, de que o uso de mídias não garante per se melhoras significativas no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, o que favorece a incidência de simplificações de questões complexas e interpretações parciais e questionáveis.

 

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Biografia do Autor

Gabriela D'Ávila Schüttz, Instituto Estadual de Educação Sapiranga. Faculdade Decision de Negócios.

Graduação em Ciências Sociais-Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 2005 (CNPq). Mestrado em Economia Social pela Universidad Nacional de Gral. Sarmiento, Argentina em 2009 (Fundação Ford). Mestrado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 2011(CAPES- Prosup). Professora concursada da rede estadual do Estado do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade Decision de Negócio. Possui artigos e trabalhos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais sobre Economia Social (economia solidária), Sociologia (movimentos sociais e democracia) e Filosofia (ética e economia).

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Publicado

2015-02-16

Como Citar

SCHÜTTZ, G. D. AS MÍDIAS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EM SAPIRANGA, RS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 138–156, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/19367. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA