TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI

Autores

  • Maria Graças de Almeida Baptista UFPB
  • Tânia Rodrigues Palhano UFPB

Resumo

O presente trabalho aborda a educação na concepção de pensadores contemporâneos e herdeiros do humanismo e representantes da pedagogia ativa do final do século XIX e início do século XX.  Em Dewey, o humanismo visa à construção de sujeitos democráticos baseado no pragmatismo – ação – experiência – na escola. Em Gramsci, o humanismo se apresenta na compreensão da educação, enquanto espaço de construção de sujeitos críticos através da ação – práxis – nos aparelhos de hegemonia, entre eles, a escola. A realidade educacional na atualidade chama para o debate elementos conceituais destes autores, atualizando-os, de forma a contribuir para a reflexão acerca do fazer educativo e a transformação do sujeito e de sua prática.

Palavras-chave: Experiência. Práxis. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Graças de Almeida Baptista, UFPB

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Tânia Rodrigues Palhano, UFPB

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

BAPTISTA, M. G. A. A concepção do professor sobre sua função social: das práticas idealistas à possibilidade de uma ação crítica. 2008. 245f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.

BUCI-GLUCKSMANN, C. Gramsci e o Estado: por uma teoria materialista da filosofia. Tradução Angelina Peralva. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. (Pensamento Crítico, v. 39).

BUONICORE, A.C. _____. A vida e a obra de Antonio Gramsci (primeira parte). Portal Vermelho, São Paulo, Set. 2004. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/diario/2004/0922/buonicore_0922.asp?NOME=Augusto+C%E9sar+Buonicore&COD=3752>. Acesso em:5 mar. 2006.

CURY, C. R. J. Educação e contradição. 2. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional/USP, 1971.

_____. Democracia e educação. Tradução Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959a.

_____. Liberalismo, liberdade e cultura. Tradução Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional,1970.

_____. Reconstrução em filosofia. Tradução Antônio Pinto de Carvalho, revista por Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, 1959b.

_____. Problems of men: philosophy of education. Ames, Iowa, Littlefield, Adams e Co., New York, 1956.

_____. Vida e educação. Tradução Anísio Teixeira. Melhoramentos: São Paulo, 1973.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

_____. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989. (Perspectivas do homem. Série Filosofia, v. 48).

GRAMSCI e o Brasil. Cronologia da vida.Reproduzido do vol. 1 dos Cadernos do cárcere, Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, p. 49-74, 1999. Disponível em: <http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv115.htm>. Acesso em: 25 ago. 2005.

MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci. Tradução William Lagos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

MARX, Karl. Marx. Tradução José Arthur Giannotti; Edgar Malagodi. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores)

MURPHY, J. O Pragmatismo: de Peirce a Davidson. Porto: Asa, 1993.

PALHANO, T.R. A feição pragmática do trabalho em educação: o debate anunciado e o enunciado na Constituição de 1988. 2008. 178 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008.

SIMIONATTO, I. O Brasil e as idéias de Gramsci. In: _____. Gramsci: sua teoria, incidência no Brasil, influência no Serviço Social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 93-172.

SCHMITZ, E. F. O Pragmatismo de Dewey na educação: esboço de uma filosofia da educação. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1980.

TEIXEIRA, A. Educação e o mundo moderno. São Paulo: Nacional, 1969.

_____. A Pedagogia de Dewey: esboço da teoria da educação de John Dewey. In: DEWEY, J. Vida e educação. Melhoramentos: São Paulo, 1973, p.13-41.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Tradução Luiz Fernando Cardoso. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

BAPTISTA, M. G. de A.; PALHANO, T. R. TEORIAS EM EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA EM DEWEY E A PRÁXIS EM GRAMSCI. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 31–47, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20215. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO