O FANTASMA DE PROCUSTO, DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS: O FIO CONDUTOR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL
Resumo
O presente artigo é resultado das discussões fomentadas no decorrer da disciplina Educação Brasileira do Mestrado em Educação/UFPB, no semestre 2008.1, e tem por objetivo apresentar fatos do processo histórico subjacentes à educação de pessoas com deficiência, no contexto brasileiro, desde o século XIX até os dias atuais. Pretende-se, neste texto, refletir sobre o lugar ocupado pelas pessoas com deficiência em diferentes períodos históricos e principalmente na atualidade, inquirindo-se sobre as mudanças no olhar destinado a essas pessoas e como a escola tem se organizado para recebê-las e, assim, contribuir para as discussões atuais acerca da Educação Inclusiva.
Palavras-chave: Educação Brasileira. Deficiência. Inclusão.
Downloads
Referências
AZEVEDO, F. A educação e seus problemas. São Paulo: Melhoramentos, 1958.
BOMFIM, M. América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Topbooks, 1993.
BRASIL. Experiências educacionais inclusivas: programa educação inclusiva: direito à Diversidade. ROTH, B.W. (Org.). Brasília: MEC-SEESP, 2008.
CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FERREIRA, M. E. C.; GUIMARÃES, M. Educação inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FIGUEIRA, E. Caminhando em silêncio: uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na história do Brasil. São Paulo: Giz,2008.
MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1995.
RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, R. C. R. C. (Orgs.). Educação Especial: do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003.
SENA, C. S. Interpretações dualistas do Brasil. Goiânia: Ed. daUFG, 2003.
UNESCO. Declaração Mundial de Educação para Todos e Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).