O FANTASMA DE PROCUSTO, DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS: O FIO CONDUTOR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL

Autores

  • Marcia Torres Neri Soares UFRN

Resumo

O presente artigo é resultado das discussões fomentadas no decorrer da disciplina Educação Brasileira do Mestrado em Educação/UFPB, no semestre 2008.1, e tem por objetivo apresentar fatos do processo histórico subjacentes à educação de pessoas com deficiência, no contexto brasileiro, desde o século XIX até os dias atuais. Pretende-se, neste texto, refletir sobre o lugar ocupado pelas pessoas com deficiência em diferentes períodos históricos e principalmente na atualidade, inquirindo-se sobre as mudanças no olhar destinado a essas pessoas e como a escola tem se organizado para recebê-las e, assim, contribuir para as discussões atuais acerca da Educação Inclusiva.

Palavras-chave: Educação Brasileira. Deficiência. Inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Torres Neri Soares, UFRN

Pedagoga, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade do Estado da Bahia, DCHT Campus XXI – Ipiaú.

Referências

AZEVEDO, F. A educação e seus problemas. São Paulo: Melhoramentos, 1958.

BOMFIM, M. América Latina: males de origem. Rio de Janeiro: Topbooks, 1993.

BRASIL. Experiências educacionais inclusivas: programa educação inclusiva: direito à Diversidade. ROTH, B.W. (Org.). Brasília: MEC-SEESP, 2008.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.

FERREIRA, M. E. C.; GUIMARÃES, M. Educação inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FIGUEIRA, E. Caminhando em silêncio: uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na história do Brasil. São Paulo: Giz,2008.

MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1995.

RIBEIRO, M. L. S.; BAUMEL, R. C. R. C. (Orgs.). Educação Especial: do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2003.

SENA, C. S. Interpretações dualistas do Brasil. Goiânia: Ed. daUFG, 2003.

UNESCO. Declaração Mundial de Educação para Todos e Plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. 1990.

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

SOARES, M. T. N. O FANTASMA DE PROCUSTO, DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS: O FIO CONDUTOR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 187–196, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20216. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS