COLÉGIO DE PEDRO II: SÍMBOLO DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Sátiro Ferreira Nunes UNESA
  • Tarso Mazzotti Universidade Estácio de Sá

Resumo

O Colégio de Pedro II, inicialmente apresentado como modelo de ensino secundário para as demais instituições brasileiras, tornou-se símbolo de ensino excelente e da formação da elite intelectual no Estado Novo. A instituição do símbolo, núcleo da representação social de política educacional do Império, orienta tanto a produção historiográfica da Educação no Brasil, quanto os discursos de intelectuais e políticos em nossos dias.

Palavras-chave: Representações Sociais. Educação. História da Educação. Colégio de Pedro II. Império. Estado Novo.

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Biografia do Autor

Sátiro Ferreira Nunes, UNESA

 

Mestre em Educação pela UNESA – Universidade Estácio de Sá.

Tarso Mazzotti, Universidade Estácio de Sá

 

Doutor em Educação pela USP (1987) e Prof. da Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

2014-08-17

Como Citar

NUNES, S. F.; MAZZOTTI, T. COLÉGIO DE PEDRO II: SÍMBOLO DE EDUCAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 106–118, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20222. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO