COLÉGIO DE PEDRO II: SÍMBOLO DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Sátiro Ferreira Nunes UNESA
  • Tarso Mazzotti Universidade Estácio de Sá

Resumo

O Colégio de Pedro II, inicialmente apresentado como modelo de ensino secundário para as demais instituições brasileiras, tornou-se símbolo de ensino excelente e da formação da elite intelectual no Estado Novo. A instituição do símbolo, núcleo da representação social de política educacional do Império, orienta tanto a produção historiográfica da Educação no Brasil, quanto os discursos de intelectuais e políticos em nossos dias.

Palavras-chave: Representações Sociais. Educação. História da Educação. Colégio de Pedro II. Império. Estado Novo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sátiro Ferreira Nunes, UNESA

 

Mestre em Educação pela UNESA – Universidade Estácio de Sá.

Tarso Mazzotti, Universidade Estácio de Sá

 

Doutor em Educação pela USP (1987) e Prof. da Universidade Estácio de Sá.

Referências

ALMEIDA, J. R. P. História da Instrução pública no Brasil, 1500 a 1889. Tradução Antonio Chizzotti. São Paulo: EDUC: Brasília, DF: INEP/MEC, 1989.

ANDRADE, V. L. C. Colégio Pedro II: um lugar de memória. Encontros, Revista semanal do Departamento de História do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, n.1, jul. 2003.

BRASIL. Presidência da República/Secretaria de Comunicação Social. Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia alusiva à visita às instalações do Campus Educacional do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2007. Disponível em: <http://www.info.planalto.gov.br/exec/inf_discursosdata.cfm>. Acesso em:1 set.2007.

CARVALHO, J. M. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Campus, 1980.

DIAS, A. G. Relatório Gonçalves Dias: Instrução pública em diversas províncias do norte. Separata de: História da Instrução Publica no Brasil, 1500 a 1889. Tradução Antonio Chizzotti. São Paulo: EDUC: Brasília, DF: INEP/MEC, 1989. p.335 – 365.

DORIA, E. Memória histórica do Colégio de Pedro Segundo. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1997.

DUBY, G. História social e ideologia das sociedades. In: LE GOFF.; NORA. (Orgs). Historia: novos problemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.p. 130-145.

FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. São Paulo: Ática, 1995.

GADAMER, H.G. Verdade e Método II. Tradução Enio Paulo Giachini. [S.l.]: Vozes, 2002.

GOMES, A. C. História e historiadores: a política cultural do Estado Novo. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.

JUNG, C. G. et al. O homem e seus símbolos. Tradução Maria Lucia Pinho. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,2008.

MOURA, J. D. A. O relatório de Dunshes de Abranches sobre os institutos equiparados. História da Educação, Pelotas, n. 6, p. 137-220, out. 1999.

NUNES, C. As políticas públicas de Gustavo Capanema no Governo Vargas. In: BOMENY, H. (Org.). Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas: Bragança Paulista: Ed. da Universidade São Francisco, 2001.p. 104-123.

REBOUL, O. Introdução à retórica. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998

TAMBARA, E. O relatório de Dunshes de Abranches sobre os institutos equiparados. História da Educação, Pelotas, n. 6, p. 133-136, out. 1999.

VIEIRA, E. A política e as bases do direito educacional. Cadernos CEDES, Campinas, v. 21, n. 55, p. 9-21, nov. 2001.

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

NUNES, S. F.; MAZZOTTI, T. COLÉGIO DE PEDRO II: SÍMBOLO DE EDUCAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 106–118, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20222. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO