A IDEIA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO CHAVE PARA A CONSTRUÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA E A INSTAURAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES NO BRASIL

Autores

  • Vivia Melo Silva UFPB

Resumo

O presente artigo é originário de pesquisas desenvolvidas no interior da disciplina Educação Brasileira, componente curricular do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/CE/UFPB), durante o período letivo 2008.1. Tem como objetivo, assinalar a relação entre a ideia de educação apresentada por intelectuais, no final do Império para a República, com a implantação de uma nova organização do ensino no Brasil: as escolas graduadas ou grupos escolares. Para esta discussão, retomamos as ideias de Manoel Bomfim, Rui Barbosa e Benjamin Constant, pontuando a relação com as propostas lançadas à instauração e organização dos grupos escolares no Brasil.

Palavras-chave: Ideário nacional. Grupos escolares. Educação popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivia Melo Silva, UFPB

 

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação da UFPB. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB), mestre pelo mesmo programa (2009) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (2007).

Referências

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 24 de fevereiro de 1891. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%A7ao91.htm>. Acesso em:14 nov.2008.

BOMFIM, M. A América Latina: males de origem. 4. ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1993.

FARIA FILHO, L. M. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF, 2000.

MACHADO, M. C. G. Fontes e História das instituições escolares: o projeto educacional de Rui Barbosa no Brasil. In: LOMBARDI, J. C.; NASCIMENTO, M. I. M. Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR: Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR): Palmas, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004, p. 65-83.

MOTTA, D. G. A emergência dos grupos escolares no Maranhão. In: VIDAL, D. G. (Org.). Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado de Letras, 2006, p.141-152.

NASCIMENTO, T. A. Q. R. Pedagogia liberal modernizadora: Rui Barbosa e os fundamentos da educação brasileira republicana. Campinas: Autores Associados, 1997.

NOGUEIRA, M.G.; LIMA, J.M. O ideal republicano de Benjamin Constant: publicação comemorativa de primeiro centenário do nascimento do fundador da república brasileira. Rio de Janeiro: Jornal do Comércio, 1936.

PINHEIRO, A. C. F. Da era das cadeiras isoladas à era dos grupos escolares na Paraíba. Campinas: Autores Associados,2002.

REIS, R. M.A implantação dos grupos escolares em Mato Grosso. In. PALHARES SÁ, N.; SIQUEIRA, E. M.; REIS, R. M. (Orgs.). Instantes e Memória na História da Educação. Brasília, DF: Inep: Cuiabá: EdUFMT, 2006, p. 201-211.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. (Coleção memória da educação).

_____. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.

SILVA, V. L. G. Vitrines da República: os grupos escolares em Santa Catarina (1889-1930). In: VIDAL, D. G. (Org.). Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado de letras, 2006. p.341-376.

SOUZA, R. F. Templos de civilização: a implantação da Escola Primária Graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Ed. da UNESP, 1998.

_____. Espaço da educação e da civilização: origens dos grupos escolares no Brasil. In: SAVIANI, D. et. al. O legado educacional do século XIX. Campinas: Autores Associados, 2006, p.33-84.

_____. Lições da Escola Primária. In: SAVIANI, D. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004, p.109-162.

_____; FARIA FILHO, L. M. A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a renovação da História do Ensino Primário no Brasil. In: VIDAL, D. G. (Org.). Grupos escolares: cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). Campinas: Mercado de letras, 2006, p.21-56.

VALLE, L. A escola e a nação: origens do projeto pedagógico brasileiro. São Paulo: Letras & Letras, 1997.

Downloads

Publicado

2014-08-17

Como Citar

SILVA, V. M. A IDEIA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO CHAVE PARA A CONSTRUÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA E A INSTAURAÇÃO DOS GRUPOS ESCOLARES NO BRASIL. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 177–186, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20227. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS