A DESCONSTRUÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA E O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: LEITURAS DE FOUCAULT, DELEUZE E GUATARRI
Resumo
Esse texto registra uma análise crítica e desconstrutiva da prática científica e do ensino de filosofia no ensino médio. Ã luz de Foucault, Deleuze e Guatarri, considera que a produção e reprodução do conhecimento fundamento no modelo da arvore-mundo perdeu sua validade. Nesse sentido, argumenta que escola de nível médio deve reconfigurar seu currículo a partir de premissas epistemológicas que não mais totalize, hierarquize e descontetualize o saber aprendido pelo educando.
Palavras-chave: Prática científica. Ensino de Filosofia. Ensino médio.
Downloads
Referências
BAGGINI, J.; FOSL, P. S. As ferramentas dos filósofos: um compêndio sobre conceitos e métodos filosóficos. Tradução Luciana Pudenzi. São Paulo: Loyola, 2008.
DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2000. (Coleção TRANS). v.1.
_____. O que é a Filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009. (Coleção TRANS).
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma T. Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Coleção Tópicos).
GALLO, S. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: [s.n.], 2008.
NIETZSCHE, F. Humano demasiado humano. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança. 3. ed. Tradução Miguel Faria e Maria Joaquina Machado Trincheira. Brasília: Ed. Da UNB, 1997.
VEIGA-NETO, A. Foucault e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (Pensadores e educação).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).