AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO DA ESCOLA: O PONTO DE VISTA DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Aleksandre Saraiva Dantas CEFET-RN/UNED-Mossoró.
  • Maria do Socorro Feitosa de Morais Escola de Enfermagem Tereza Neo
  • Maria Graças Pinto Coelho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A construção social dos gêneros realiza-se nas mais diversas instituições e práticas sociais. Dentre as diversas instituições, a escola tem contribuído para a formação de sujeitos desiguais. Contudo, o papel da escola pode ser diferente. Para isso, torna-se necessário que se busque problematizar as práticas docentes, que muitas vezes colaboram para o estabelecimento da desigualdade entre os sexos. Este trabalho evidencia a importância da discussão sobre relações de gênero no âmbito escolar; revela a opinião dos discentes da licenciatura em Pedagogia da UERN sobre a questão e como se pretende discutir a temática em suas futuras práticas pedagógicas. Para tal, realizamos uma revisão de literatura acerca dos saberes docentes, da formação docente e da temática de gênero, aplicação de questionários junto aos discentes da licenciatura em Pedagogia, análise do currículo e das ementas das disciplinas. A pesquisa revelou que os discentes não têm conhecimentos consistentes sobre a questão de gênero, considerando necessária a discussão nas escolas, contudo, não acreditam estar preparados para realizar esta discussão, pois a formação não contempla a questão de gênero. Os entrevistados mostraram-se a favor da discussão sobre as relações de gênero, reconhecendo que a formação recebida, como já destacado, não contempla essa temática, dificultando a discussão nas suas futuras práticas educativas.

 

Palavras-chave: Gênero. Educação. Pedagogia. Formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleksandre Saraiva Dantas, CEFET-RN/UNED-Mossoró.

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorando em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do CEFET-RN/UNED-Mossoró.

Maria do Socorro Feitosa de Morais, Escola de Enfermagem Tereza Neo

Especialista em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora da Escola de Enfermagem Tereza Neo

Maria Graças Pinto Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN.

Referências

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

CARREIRA, D.; AJAMIL, M.; MOREIRA, T. Mudando o mundo: a liderança feminina no século XXI. São Paulo: Cortez, 2001.

CARVALHO, M. P. Um olhar de gênero sobre as políticas educacionais. In: FARIA, N.; NOBRE, M.; AUAD, D. et al. (Orgs.). Gênero e educação. São Paulo: SOF, 1999. p. 9-24. (Coleção Cadernos Sempreviva)

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

MARTINEZ, S. A. Questões de gênero e formação de professores/as. In: CANDAU, V.M. (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.

MORENO, M.. Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. Tradução Ana Venite Fuzatto. São Paulo: Moderna: Campinas-SP: Ed. da UNICAMP, 1999.

SOUSA, V. A. Um olhar de gênero nas temáticas sociais. João Pessoa: Ideia, 1997.

VIANNA, C.; UNBEHAUM, S. Gênero na educação básica: quem se importa? Uma análise de documentos de políticas públicas no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, CEDES, v. XXVII, n. 95, p. 407-428, maio./ago. 2006.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

DANTAS, A. S.; MORAIS, M. do S. F. de; COELHO, M. G. P. AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO DA ESCOLA: O PONTO DE VISTA DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 151–163, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20438. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA