ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR

Autores

  • Eduardo Jorge Lopes da Silva UFPB
  • Everaldo Fernandes da Silva UFPE

Resumo

Este artigo objetiva analisar os sentidos atribuídos por alunos e não-alunos jovens, adultos e idosos das camadas populares, sobre como eles imaginam e interpretam à escola, ou seja, qual a relação e a leitura que fazem desta instituição. O suporte teórico de sustentação da pesquisa é o da Educação Popular e da Cultura Popular. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Discurso. Os resultados revelam que a escola é um espaço de múltiplos sentidos no imaginário de jovens e adultos trabalhadores das camadas populares e que essa mesma instituição ainda se encontra distante da possibilidade de atender aos anseios e interesses das camadas populares.

 

Palavras-chave: Educação popular. Cultura popular. Classe Popular. Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Fernandes da Silva, UFPE

Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Minas Gerais. Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Doutorando do Programa de Pós-Graduação da UFPE, núcleo de Formação de Professores e de Práticas Pedagógicas.

Referências

ÁVILA, Antonio Sandoval. Trabajo infantil e inasistência escolar. Rev. Bras. Educ., v.12, n. 34, p.68-80, jan./abr. 2007.

BOFF, L. Tempo de transcendência: o ser humano como um projeto infinito. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

FREIRE, P. A educação de adultos e as populações marginais: mocambos. Recife: [s.n.], 1958.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

GOHN, M.G. Educação popular na América Latina no novo milênio: impactos do novo paradigma. ANPED, Caxambu, 28. 2005.

GUILLEBAUD, J.C. A reinvenção do mundo: um adeus ao Século XX. Tradução Helena Kühner. Rio do Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

KASSOUF, A. L. O que conhecemos sobre o trabalho infantil? Nova Economia, v. 17, n. 2, maio/ago. 2007.

MONDIN, B. O homem: quem é ele? Elementos de Antropologia Filosófica. Tradução R. Leal Ferreira e M. A. S. Ferrari. 11. ed. São Paulo: Paulus, 2003. (Coleção Filosofia).

OLIVEIRA, N. R. A Escola, esse mundo estranho. In: PUCCI, B. (Org.). Teoria Crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. [S.l.;s.n.], 1995. p. 121-137.

ORLANDI, E. P. Análise de discursos: princípios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005.

UNESCO. CONFINTEA V. Declaración de Hamburgo sobre la Educación de Adultos y Plan de Acción para el Futuro. Hamburgo: UIE/UNESCO, 1997, 26 p. Resoluciones de la V Conferencia Internacional sobre Educación de Adultos (Hamburgo: 14-18 de julio de 1997).

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

DA SILVA, E. J. L.; DA SILVA, E. F. ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE A ESCOLA NO IMAGINÁRIO POPULAR. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 204–219, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20441. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

PONTOS DE VISTAS/NOTAS/COMENTÁRIOS