UMA EXPERIÊNCIA COM A LEITURA DE POEMAS DE AUTORES PARAIBANOS EM SALA DE AULA: INTERAGINDO COM AS DIFICULDADES

Autores

  • Rosilene Fernandes da Silva Rede Estadual de Ensino do município de Campina Grande

Resumo

Em meio às insatisfações pelas quais passamos em sala de aula, quando o assunto é a abordagem dos textos literários e especialmente o poema, pensamos em tentar uma experiência diferente que motivasse os alunos a refletirem sobre suas vidas, seus valores, sua capacidade de interpretar e interagir com os textos escolares. O caminho encontrado foi a realização de atividades em que apresentamos para leitura e estudo, em sala de aula, poemas de autores paraibanos, tanto pela simplicidade da linguagem quanto pela proximidade que apresentam em relação à realidade social dos próprios estudantes. Nossa intenção com este trabalho foi apresentar o relato da nossa experiência com a leitura dos alunos da 1ª série do ensino médio sobre os poemas estudados. A leitura se caracterizou, portanto, em três momentos: no primeiro, a recepção da poesia; no segundo, a leitura oral e os comentários sobre o contato com os textos e, por último, a escritura da opinião dos alunos sobre o entendimento dos poemas.

 

Palavras-chave: Ensino. Leitura de poemas. Recepção. Interação. Compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Fernandes da Silva, Rede Estadual de Ensino do município de Campina Grande

Professora da rede Estadual de Ensino do município de Campina Grande. Graduada em Letras, Especialista em Língua portuguesa e Literatura Brasileira e Mestre em Ciências da Sociedade.

Referências

AGUIAR, V. T.; BORDINI, M. G. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.

BARBOSA FILHO. Literatura: as fontes do prazer. João Pessoa: Ideia, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. v. 2.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação, 2006.

CAMPOS, M. I. B. Ensinar o prazer de ler. São Paulo: Olho d’Água, 2003.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

______. O estudo analítico do poema. 3. ed. São Paulo: Humanitas, 1996.

CASTRO, A. B. et al. Autores paraibanos: poesia. João Pessoa: Grafset, 2005.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

GEBARA, A. E. L. O poema, um texto marginalizado. In: GUARACIABA, M.; BRANDÃO, H. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.

JAUSS, H. R. A Estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, L. C. A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2004.

LUCK, E. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 10. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

MICHELETTI, G. (Coord.). Leitura e construção do real. São Paulo: Cortez, 2002.

PAZ, O. A imagem. In: ______. Signos em rotação. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

QUEIROZ, B. C. Literatura: leitura de mundo, criação de palavra. In: YUNES, E. Pensar a leitura: complexidades. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: São Paulo: Loyola, 2002.

SILVA, J. M. Os descaminhos da poesia no livro didático: estudo de um caso. Leia Escola, Campina Grande, v. 4, n. 1. 2001.

SILVA, M. M. Falando de leitura, poesia e amor com alguns alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2006.

SILVA, R. F. A poesia na sala de aula da 1ª série do ensino médio: interação entre professor, texto e aluno. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Campina Grande, Campina Grande, 2007.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. M. et al. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Coleção Linguagem e Educação).

STAIGER, E. Conceitos fundamentais de poética. Tradução Celeste A. Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

WALTY, I. L. C. Literatura e escola: anti-lições. In: EVANGELISTA, A. A. M. et al. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Coleção Linguagem e Educação).

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

DA SILVA, R. F. UMA EXPERIÊNCIA COM A LEITURA DE POEMAS DE AUTORES PARAIBANOS EM SALA DE AULA: INTERAGINDO COM AS DIFICULDADES. Revista Temas em Educação, [S. l.], p. 273–286, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/20446. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA