COTIDIANIDADE LIMITES E POSSIBILIDADES NA AÇÃO DO PEDAGOGO
Resumo
Este estudo traz considerações sobre a ação do pedagogo na cotidianidade como categoria de uma totalidade configurada pelas relações sociais e pela apropriação das objetivações humano-genéricas essenciais à vida do homem. Trata-se de uma reflexão sobre as limitações impostas pela cotidianidade, em que se visualizam as possibilidades de os sujeitos agirem no terreno de oposição aos imperativos da cotidianidade, numa perspectiva de mudança e de revolução propostas pela tomada de consciência dos sujeitos, cuja intenção se transforme a partir do rompimento com ações cotidianas que refletem meramente sobre reprodução e alienação. É um estudo de caráter bibliográfico, cujos achados teóricos se constituem como um ensaio introdutório de uma pesquisa de Mestrado em Educação sobre a ação do pedagogo na esfera da cotidianidade.
Palavras-chave: Educação. Conhecimento. Cotidianidade. Alienação.
Downloads
Referências
CARVALHO, M. C. B. NETTO, J. P. Cotidiano: conhecimento e crítica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
COSTA, M. C. V. Implicações das categorias marxistas de práxis, cotidianidade e totalidade para a prática pedagógica. Educação e Filosofia, Uberlândia, 139-150, jan.-jun., 1990.
DUARTE, N. Educação Escolar, Teoria do Cotidiano e a Escola de Vigotski. Campinas: Autores Associados, 2007.
DUARTE, N. SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
KOSIK, K. Dialética do concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
LIBÂNEO, J. C. OLIVEIRA, J. F. TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Cortez, 2012.
PENIN, S. Cotidiano e escola: a obra em construção. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto Político-pedagógico da Escola: uma construção possível. 5. ed. Campinas: Papirus, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).