O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES AO PREPARO PRÁTICO PARA A DOCÊNCIA

Autores

  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual Paulista

Resumo

Esse artigo apresenta discussões e resultados oriundos de uma pesquisa de Mestrado concluída. Focaliza o PIBID como política pública educacional e suas contribuições para o preparo prático de futuros professores. Seu objetivo reside em averiguar quais são as principais ações que ele empreende que podem configurar avanços na qualificação de licenciandos para a docência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de base empírica, cujo instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com bolsistas e professoras supervisoras de subprojetos vinculados a um Curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista. Dentre seus principais resultados, destaca-se que as ações do PIBID direcionadas ao preparo prático são consideradas mais adequadas do que as realizadas nos estágios curriculares. Porém, tendo em vista a permanência de alguns desafios, ressalta-se a importância de se criarem políticas complementares que atendam à continuidade e à manutenção dos avanços obtidos, isto é, à esfera do trabalho docente.

Palavras-chave: PIBID. Preparo prático. Políticas docentes.

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Biografia do Autor

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual Paulista

Mestre em Educação Escolar e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como Formadora IES-UNESP no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e é componente do Grupo de Estudos "Trabalho Docente, suas Relações com o Universo Escolar e a Sociedade". Araraquara (SP). E-mail: nathytamaio@fclar.unesp.br

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Publicado

2017-01-06

Como Citar

SOUZA, N. C. A. T. de. O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES AO PREPARO PRÁTICO PARA A DOCÊNCIA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 134–148, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/24113. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS/PESQUISAS EM ANDAMENTO