O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA AO SIGNIFICADO PEDAGÓGICO

Autores

  • Eliane Gomes Silva Instituto Superior de Educação Origenes Lessa - ISEOL
  • Mauro Betti Universidade Estadual Paulista - Campus de bauru

Resumo

Tendo como pressuposto a importância do jogo na Educação Infantil, o objetivo deste artigo é fundamentar o jogo como experiência estética, pois a partir daí é possível concretizá-lo como espaço construção pedagógica na educação das crianças. Refletimos, desse modo, sobre a qualidade da uma prática pedagógica que prioriza o jogo como circunstância de ação, capaz de propiciar às crianças o conhecimento sensível de si, do outro e do mundo, ou seja, a experiência estética. Entendemos que compreender o jogo como experiência estética e espaço pedagógico na Educação Infantil exige entendê-lo como fenômeno fundamentalmente coincidente com a capacidade de movimentar-se das crianças, pois o movimento expressivo, em uma perspectiva fenomenológica, permite às crianças dialogar com os outros e consigo mesmas a partir deste modo específico de produzir linguagem: sendo corpo em movimento. Conclui-se que conferir ao jogo e ao movimento o estatuto de substrato da experiência é fonte para designar qualidades pedagógicas às experiências educativas das crianças, e propõe-se o jogo como base de todo processo pedagógico na Educação Infantil, na medida em que se manifesta como e significação e, portanto, em aprendizagem.

 

Palavras-chave: Jogo. Educação Infantil. Experiência. Estética. Movimento Humano.

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Biografia do Autor

Eliane Gomes Silva, Instituto Superior de Educação Origenes Lessa - ISEOL

É licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestre em Educação Física
pela Universidade Federal de Santa Catarina (área: Teoria e Prática Pedagógica), e doutora em Educação
pela Universidade de São Paulo (área: Didática, Teorias do Ensino e Práticas Escolares).

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

SILVA, E. G.; BETTI, M. O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA AO SIGNIFICADO PEDAGÓGICO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, p. 34–50, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/24219. Acesso em: 29 mar. 2024.