RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E ENSINO DE LITERATURA
Resumo
Este texto propõe reflexões a respeito do ensino da literatura na contemporaneidade. Considerando a importância do texto literário para a formação cidadã e enfatiza a necessidade de o docente discutir a partir de textos variados propostas de interpretação do país e de sua diversidade étnica e cultural. Por muito tempo no Brasil o ensino da literatura pautou-se em leitura e análise de textos que apontavam a atuação positiva de apenas um dos grupos formadores da população brasileira, hoje, após lutas de vários setores da sociedade, urge que o ensino da literatura brasileira volte-se também para interpretações do Brasil que destaquem representações da diversidade e da interculturalidade.
Palavras-chaves: Ensino de literatura. Relações étnico raciais. Diversidade cultural. Ensino.
Downloads
Referências
BANIWA, G. dos S.L. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/Secad/Museu Nacional/UFRJ, 2006.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Disponível em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/viewFile/3560/3007>. Acesso em: 12 out. 2014.
CANCLINI, N.G. Leitores, expectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.
COMPAGNON, A. Literatura para quê? Belo Horizonte: UFMG, 2009.
EVARISTO, C. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
GUARÁ, R. Olho D´´Agua: o caminho dos sonhos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
HALL, S. New ethnicities. ICA Documents, 7 Londres, 1988, p. 27-31
MARANHÂO, S. Mural de ventos. Rio de Janeiro: José Olympio; Mogi das Cruzes, 1999.
PEREIRA, E. As coisas arcas (Obra poética 4). Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2003.
SANTIAGO, S. Liderança e hierarquia em Alencar. In: Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1982, p. 89-115.
SODRE, M. Mestre Bimba, corpo de mandinga. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
TORRES, C.A. A página da educação. n.76, ano 8, jan. 1990. Disponível em: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=76&doc=7562&mid=2 . Acesso em: 30 mai. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).