REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS ESCOLAR: O ENEM EM FOCO

Autores

  • Andrea Karla Ferreira Nunes Universidade Tiradentes - UNIT
  • Luciene Alves de Oliveira Universidade Tiradentes - UNIT
  • Ronald Honório de Santana

Resumo

O presente artigo tem como enfoque o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ensino dos conteúdos da disciplina de história. É um estudo de abordagem qualitativa que utilizou como meio para obtenção das informações documentos e bibliografias que versavam sobre a temática, com o objetivo de descrever o ENEM e a relevância das orientações do exame que interfere diretamente na práxis escolar, em destaque, no entendimento do ensino de história, procurando conhecer as orientações curriculares e tecnológicas do Enem interferiram no ato de ensinar.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Enem. Práxis escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutora em Educação – UFS. Mestre em Educação – UFS. Professora Plena do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação (GETIC - UNIT).

Luciene Alves de Oliveira, Universidade Tiradentes - UNIT

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes e membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologia da Informação (GETIC/UNIT)

Ronald Honório de Santana

Graduação em História – UNIT. Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior – Faculdade Pio Décimo. Pós-graduação em Coordenação Pedagógica – UNIT. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação (GETIC - UNIT).

 

Referências

BERGER. M.A. Avaliação Educacional. Aracaju. Sergipe: UNIT, 2011.

BEZERRA, R.J.L. Formação Docente para o ensino de História: profissão, profissionalização e saberes docentes em uma era de incertezas. In: ALMEIDA, Ana Rita Silva. Educação e Formação: diferentes Contextos. UDFBA. Salvador. 2014. p. 123-141.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996.

_____. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte IV – Ciências Humanas e suas tecnologias. (2006). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 28 de abr. 2009.

_____. Presidência da República. Lei 11.684, de 2 de junho de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em: 28 de abr. 2009.

_____. Diário Oficial da União. Resolução n. 2 de 30 de janeiro de 2012. Brasília, 2012.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CARNEIRO, M. A. O nó do Ensino Médio. 2. ed. Petrópolis, Editora Vozes, Rio de Janeiro, 2012.

HOBSBAWN, E. Sobre História. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

_____. Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991; Trad. Marcos Santarrita; revisão técnica: Maria Célia Paoli. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

NUNES, A. K. F.; OLIVEIRA, L. A. de; SANTANA, R. H. de. REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS ESCOLAR: O ENEM EM FOCO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, p. 24–33, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/25315. Acesso em: 19 nov. 2024.