REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS ESCOLAR: O ENEM EM FOCO
Resumo
O presente artigo tem como enfoque o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ensino dos conteúdos da disciplina de história. É um estudo de abordagem qualitativa que utilizou como meio para obtenção das informações documentos e bibliografias que versavam sobre a temática, com o objetivo de descrever o ENEM e a relevância das orientações do exame que interfere diretamente na práxis escolar, em destaque, no entendimento do ensino de história, procurando conhecer as orientações curriculares e tecnológicas do Enem interferiram no ato de ensinar.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Enem. Práxis escolar.
Downloads
Referências
BERGER. M.A. Avaliação Educacional. Aracaju. Sergipe: UNIT, 2011.
BEZERRA, R.J.L. Formação Docente para o ensino de História: profissão, profissionalização e saberes docentes em uma era de incertezas. In: ALMEIDA, Ana Rita Silva. Educação e Formação: diferentes Contextos. UDFBA. Salvador. 2014. p. 123-141.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996.
_____. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte IV – Ciências Humanas e suas tecnologias. (2006). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 28 de abr. 2009.
_____. Presidência da República. Lei 11.684, de 2 de junho de 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm. Acesso em: 28 de abr. 2009.
_____. Diário Oficial da União. Resolução n. 2 de 30 de janeiro de 2012. Brasília, 2012.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CARNEIRO, M. A. O nó do Ensino Médio. 2. ed. Petrópolis, Editora Vozes, Rio de Janeiro, 2012.
HOBSBAWN, E. Sobre História. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
_____. Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991; Trad. Marcos Santarrita; revisão técnica: Maria Célia Paoli. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).