ESCRITOS SOBRE HIGIENE: OS MANUAIS MÉDICO-PEDAGÓGICOS EM CIRCULAÇÃO NA PARAÍBA

Autores

  • Azemar Santos Soares Júnior Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar os escritos médico-pedagógicos em circulação no começo do Século XX no manual de educação paraibano intitulado Revista do Ensino (1932-1942). Tal periódico apresentou discursos próprios do cidadão a que se aspirava durante a Era Vargas: saudável, forte para o trabalho e apaixonado por sua pátria. Circulou como disseminador de saberes próprios destinados aos professores, portanto, tinha o objetivo de implementar uma formação considerada contínua. Em suas páginas, foi possível encontrar um considerável número de artigos sobre higiene e educação física, seus encontros de professores, debates sobre a legislação vigente e os trabalhos realizados pelas escolas da Paraíba. Dentre tantas possibilidades, selecionei para este texto os discursos que discorrem sobre a higiene do corpo e da boca, defensores de um sorriso branco, hígido e que fez com que os médicos visitassem as escolas públicas com mais frequência e construíssem gabinetes odontológicos capazes de declarar guerra à cárie através da educação. Consolidado nos domínios da História Cultural, analisei corpos e sorrisos timbrados por médicos e professores que produziram discursos que podem contribuir com os estudos na História da Educação.

Palavras-chave: Revista do Ensino. Sorrido. Corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Azemar Santos Soares Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. Professor do Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

BASTOS, Maria Helena C.; LEMOS, Elizandra Ambrósio. Uma iconografia da cultura escolar: as capas da Revista do Ensino (1951-1978). In: SCHELBAUER, Analete Regina; ARAUJO, José Carlos de Souza. (Orgs.). História da educação pela imprensa. Campinas: Alínea, 2007, p. 177-217.

FERNANDES, Ana Lúcia Cunha. O impresso e a circulação de saberes pedagógicos: apontamentos sobre imprensa pedagógica na história da educação. In: MALGADI, Ana Maria; XAVIER, Libânia Nacif. (Orgs.). Impressos e história da educação: usos e destinos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p. 15-29.

KEHL, Renato. A fada Higia. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1925.

MELO, José Baptista de. Evolução do ensino na Paraíba. João Pessoa: [s.n.], 1996.

OLIVEIRA, Iranilson Buriti. Práticas educativas e sensibilidades médico-pedagógicas: a educação da saúde bucal e das expressões faciais (Parahyba, 1919-1945). In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS “HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL”, 9, 2012, João Pessoa. p. 2494-2511.

ROQUETTE, J. I. Código do bom-tom. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Fonte

A União. Edições de 1920 a 1945.

Boletim da Educação. Edições de 1937.

Revista do Ensino. Edições de 1932 a 1942.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

SOARES JÚNIOR, A. S. ESCRITOS SOBRE HIGIENE: OS MANUAIS MÉDICO-PEDAGÓGICOS EM CIRCULAÇÃO NA PARAÍBA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. Especial, p. 99–116, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/26286. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)