DOSSIÊ: IMPRENSA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Fabiana Sena Universidade Federal da Paraíba

Resumo

No Brasil, a imprensa periódica surgiu há um pouco mais de duzentos anos. Ao longo desse tempo, nas páginas dos mais diversos jornais e revistas, foi revelada (e ainda é) uma tradição da escrita jornalística - a de se centrar no presente, no cotidiano. Ao buscar os flagrantes dos fatos, os periódicos apresentam um modo de narrar próprio que molda os acontecimentos, em que a palavra escrita, controlada pelas figuras do redator e do editor, estabelecia o que poderia circular, considerando suas filiações partidárias ou não. De sua origem até os dias atuais, a função da imprensa é de divulgar notícias que podem ser entendidas, de um modo geral, como relatos sobre os acontecimentos transmitidos por determinados veículos de comunicação. 

[...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta no Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Atua no PPGE/UFPB. Pesquisadora do CNPq.

Referências

Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.24, n. Especial, 2015.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

SENA, F. DOSSIÊ: IMPRENSA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. Especial, p. 7–10, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/29075. Acesso em: 24 abr. 2024.