O LOCAL E O UNIVERSAL COMO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO EM PAULO FREIRE
LOCAL AND UNIVERSAL AS FORMATION SPACES IN PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2017v26n1.29104Palavras-chave:
O trabalho com força de luta, Paulo Freire, Relação entre local e universalResumo
O texto marca uma análise realizada na literatura publicada concernente a Paulo Freire, com ênfase nos sujeitos ativos de sua reflexão, que são os trabalhadores. Mostra que, tanto no Brasil quanto na América Latina, há um aumento do trabalho precário e do trabalho feminino, com uma frequente desvalorização das qualificações e dos salários. Mostra o interesse crescente em reatualizar o pensamento de Paulo Freire e salienta o enfraquecimento de estudos sobre ele e sobre a ênfase da dimensão política forte, que é a marca maior de suas reflexões ao defender a ação educativa. O trabalho permite refletir que o interesse de Paulo Freire pelo enraizamento da ação educativa nas comunidades e por uma relação direta com a população não era de tudo separado de seu interesse pelo universal. Enfatiza que é muito difícil, ou, até, verdadeiramente impossível compreender a interpretação de seu respeito pelo local ou o regional como uma rejeição ao universal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).