SABERES DOCENTES: UM ESTUDO A PARTIR DE TARDIF E BORGES
TEACHING KNOWLEDGE: A STUDY FROM TARDIF AND BORGES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46972Palavras-chave:
Saberes Docentes, Professor, Tardif e BorgesResumo
O tema saberes docentes está vinculado ao chão da sala de aula e remete a uma conversa com o professor, buscando conhecê-lo e conhecer sua formação, práticas, vivências e experiências, em ações do cotidiano da vida escolar. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um recorte pontual da tese de doutorado da autora, mostrando o resgate teórico feito sobre o tema Saberes Docentes, a luz das teorias de Maurice Tardif e Cecília Maria Ferreira Borges, destacando a importância destes autores para a temática. A metodologia utilizada na pesquisa, de abordagem qualitativa, foi uma revisão sistemática das obras de Tardif (2011) e Borges (2004). Os saberes docentes vinculam-se as práticas do professor, proporcionando momentos de aprendizado e reflexão, num contínuo ir e vir profissional. Destacam-se os saberes docentes considerando duas importantes vertentes: o saber dos professores em seu trabalho cotidiano e em sua formação inicial e continuada e, ainda, que os saberes docentes são sociais, contextualizados e individuais.
Downloads
Referências
BORGES, C. M. F. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara, São Paulo: JM Editora, 2004.
BORGES, C. M. F. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. In: Educação & Sociedade – Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas, SP: Cedes, n.º 74, Ano XXII, Abril/2001. p. 59-76.
BORGES, C. M. F. Os saberes docentes e a prática de ensino: a escola como locus central da formação inicial. In: ENS, R. T.; VOSGERAU, D. S. R.; BEHRENS, M. A. Trabalho do professor e saberes docentes. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2012. Cap. 2. p. 43-81.
BORGES, C. M. F.; TARDIF, M. Apresentação. In: Educação & Sociedade – Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas, SP: Cedes, n.º 74, Ano XXII, Abril/2001. p. 11-26.
ENS, R. T.; VOSGERAU, D. S. R.; BEHRENS, M. A. (Org.). Trabalho do professor e saberes docentes. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2006.
NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995a.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995b. p. 11-30.
NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. In: Educação & Sociedade – Dossiê: Os saberes dos docentes e sua formação. Campinas, SP: Cedes, n.º 74, Ano XXII, Abril/2001. p. 27-42.
PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
TARDIF, M. Os saberes dos professores. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TARDIF, M. O que é o saber da experiência no ensino? In: ENS, R. T.; VOSGERAU, D. S. R.; BEHRENS, M. A. Trabalho do professor e saberes docentes. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2012. Cap. 1. p. 27-41.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humana. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
TARDIF, M.; LEVASSEUR, L. A divisão do trabalho educativo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).