DESEMPENHO ACADÊMICO E AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA

ACADEMIC PERFORMANCE AND HARDSHIPS OF STUDENTS IN SOCIOECONOMIC VULNERABILITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.49798

Palavras-chave:

Bolsas de Estudo, Avaliação do Rendimento da Educação, Democratização da Educação

Resumo

A inclusão de alunos com baixa renda na universidade é complexa e demanda suporte financeiro e psicológico ao longo da vida universitária do estudante em vulnerabilidade socioeconômica. A política de assistência estudantil tem a finalidade de ampliar as condições de acesso e permanência desses estudantes. O objetivo do trabalho é analisar o desempenho acadêmico e as dificuldades peculiares dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Os dados foram obtidos de 189 questionários respondidos por alunos cadastrados nos programas de assistência estudantil da Universidade de Brasília -UnB e analisados por meio da regressão logística. Os resultados não indicaram um desempenho acadêmico inferior do estudante em vulnerabilidade socioeconômica e nem maiores problemas de assédio moral com esse perfil de estudante. Porém, os resultados foram conclusivos no indicativo de que as dificuldades decorrentes da necessidade de trabalhar e da pior formação no ensino médio limitaram o desempenho acadêmico do estudante em vulnerabilidade socioeconômica na UnB.

Palavras-chave: Bolsas de Estudo. Avaliação do Rendimento da Educação. Democratização da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Nascimento de Almeida, Universidade de Brasília - UnB

Professor Doutor da Universidade de Brasília - UnB e orientador dos programas de Pós-graduação em Gestão Pública, Ciências Ambientais e Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da UnB.

Pedro Vieira da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Pública - PPGP da Universidade de Brasília e atualmente é iretor do Decanato de Assuntos Comunitários - DAC da Universidade de Brasília.

Publicado

2020-04-30

Como Citar

ALMEIDA, A. N. de; DA SILVA, P. V. . DESEMPENHO ACADÊMICO E AS DIFICULDADES DOS ESTUDANTES EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: ACADEMIC PERFORMANCE AND HARDSHIPS OF STUDENTS IN SOCIOECONOMIC VULNERABILITY. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n1.49798. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/49798. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

MEMÓRIAS CIENTÍFICAS ORIGINAIS