PARA ALÉM DA RAZÃO: EXPERIÊNCIAS RADICAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS SOCIAIS (UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÓPICOS UTÓPICOS, 2017-2018)
Radical teaching and learning experiences in Social Sciences (a reflection on the "Utopian Topics" course, 2018-2018)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n2.57645Palavras-chave:
Utopia, Educação não-formal, Ensino de sociologia, Experiências pedagógicas, Não-racionalResumo
O artigo relata experiências pedagógicas radicais realizadas entre 2017 e 2018, no âmbito de um curso de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, chamado Tópicos Utópicos. O curso se propôs a tratar de temáticas pouco usuais nas disciplinas especializadas das ciências sociais (antropologia, sociologia, ciência política), explorando dinâmicas originais de estímulo à aprendizagem e de construção coletiva do conhecimento. Em torno de temas como o amor, a morte, a magia, o sonho, o curso alcançou 164 pessoas, de todos os níveis acadêmicos, com variados graus de engajamento. As estratégias adotadas tiveram por objetivo explorar aspectos não racionais e não convencionais da construção do saber, embora fundamentais – a arte, o jogo, o corpo, o afeto, o coletivo, o espontâneo etc. A combinação de grande variedade de dinâmicas de aprendizagem estimulou a dissolução de fronteiras entre o racional e o extra-racional. O resultado foram experiências intensas em criatividade, risco, estudo e compreensão. Tais práticas mobilizaram os conceitos de educação libertária e de educação não-formal, elementos de outras áreas do conhecimento e ainda saberes não-acadêmicos.
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