A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – UMA REVISÃO DE LITERATURA

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.58954

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as compreensões da Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) a partir de concepções de Bourdieu e Freire, por meio de revisão de literatura que contempla a produção de artigos e pôsteres apresentados e publicados nos Anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), com o recorte temporal de 2010 a 2020. As informações produzidas nesta revisão de literatura são relevantes para a verificação da produção acadêmica e abrangência da EJA-EPT. Os trabalhos selecionados na pesquisa foram categorizados como: implantação do PROEJA; EJA; inclusão; ingresso; currículo integrado e formação. Observou-se que há uma resistência por parte dos docentes e, por consequência, dos Institutos Federais, para a oferta da EJA, o que leva a crer que o habitus inserido nesses sujeitos, a dominação masculina, como também a violência simbólica, por vezes são silenciosas.  Existe a lacuna de pesquisas direcionadas ao cumprimento do Decreto 5.840/2006 e sobre os índices de matrícula em EJA-EPT preconizados nas normas vigentes na Rede. 

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Biografia do Autor

Karin Tyeko Anami, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Gestão Pública pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017). Atualmente vinculada ao setor da Corregedoria junto ao Instituto Federal Catarinense. Tem experiência em Administração com ênfase em Administração Pública. Mestranda do ProfEPT- Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional.

Fátima, IFC - Instituto Federal Catarinense

Licenciada em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1990), especialista em Ensino de Matemática pela Fundação Educacional de Criciúma - FUCRI (1992), mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora titular do Instituto Federal Catarinense, professora do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vice-presidenta da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM (gestão jul. 2019-jul.2022) e Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

ANAMI, K. T. .; PEREZ ZAGO DE OLIVEIRA, F. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 41–60, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.58954. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/58954. Acesso em: 16 jan. 2022.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO