A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.58954

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as compreensões da Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) a partir de concepções de Bourdieu e Freire, por meio de revisão de literatura que contempla a produção de artigos e pôsteres apresentados e publicados nos Anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), com o recorte temporal de 2010 a 2020. As informações produzidas nesta revisão de literatura são relevantes para a verificação da produção acadêmica e abrangência da EJA-EPT. Os trabalhos selecionados na pesquisa foram categorizados como: implantação do PROEJA; EJA; inclusão; ingresso; currículo integrado e formação. Observou-se que há uma resistência por parte dos docentes e, por consequência, dos Institutos Federais, para a oferta da EJA, o que leva a crer que o habitus inserido nesses sujeitos, a dominação masculina, como também a violência simbólica, por vezes são silenciosas.  Existe a lacuna de pesquisas direcionadas ao cumprimento do Decreto 5.840/2006 e sobre os índices de matrícula em EJA-EPT preconizados nas normas vigentes na Rede. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karin Tyeko Anami, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Gestão Pública pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2017). Atualmente vinculada ao setor da Corregedoria junto ao Instituto Federal Catarinense. Tem experiência em Administração com ênfase em Administração Pública. Mestranda do ProfEPT- Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional.

Fátima, IFC - Instituto Federal Catarinense

Licenciada em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1990), especialista em Ensino de Matemática pela Fundação Educacional de Criciúma - FUCRI (1992), mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora titular do Instituto Federal Catarinense, professora do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vice-presidenta da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM (gestão jul. 2019-jul.2022) e Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC.

Referências

BAPTISTA, Anderson José Lisboa. A integração da educação profissional à Educação de jovens e adultos: novos rumos para a EJA no século XX? In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais […]. Goiânia: Anped, 2013. 6 p. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt18_2664_texto.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

BAPTISTA, Anderson José Lisboa; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Um olhar sobre o Proeja no Colégio Pedro II: contribuições para EJA contemporânea. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Anped, 2015. p. 1-17. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt18-3867.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

BOURDIEU, Pierre. A distincão: critica social do julgamento. Tradução Daniela Kern; Guilherme. F. Teixeira. Sao Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Bertrand Brasil. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. Tradução Aparecida Joly Gouveia. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Escritos de educação. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BOURDIEU, Pierre. Escritos da educação. Tradução Maria Alice Nogueira; Afrânio Catani. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Miséria do mundo. Petrópolis: Ed. Vozes, 1993.

BREGONCI, Aline de Menezes. Estudantes surdos no Proeja: o que nos contam as narrativas sobre seus percursos. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais […]. Goiânia: Anped, 2013. Trabalho apresentado no GT 18: Educação de pessoas jovens e adultas. 18 p. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt18_3371_texto.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

CASTRO, Mad’Ana Desirée Ribeiro de; BARBOSA, Sebastião Claudio. Proeja, trabalho docente e formação de trabalhadores. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Anped, 2015. p. 1-17. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt18-4020.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

COSTA, Luciano B. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 66-77, jun. 2020.

DI PIERRO, Maria Clara. Um balanço da evolução recente da educação de jovens e adultos no Brasil. In: UNESCO. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: Unesco/MEC/RAAAB, 2006.

Ferrari, Gláucia Maria. O Proeja e a pedagogia da alternância em Institutos Federais: a experiência do IF Baiano – Campus Santa Inês. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Anped, 2015. 7 p. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/poster-gt18-4449.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Tradução Georg Otte e Mariana Camilo de Oliveira. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1987.

FREITAS, Josí Aparecida de. A cartografia da constituição do sujeito professor da Educação Profissional e tecnológica em um curso do Proeja: fazendo-se no caminho. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Anped, 2015. p. 1-17. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt18-3652.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

GODINHO, Ana Cláudia Ferreira. Experiências de trabalho de mulheres estudantes do PROEJA. 2015. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Anped, 2015. p. 1-16. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt18-3763.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

JORGE, Céuli Mariano. Sentidos do Proeja para homens e mulheres egressos dos cursos técnicos. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Anped, 2015. p. 1-15. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt18-4312.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

MACHADO, A. R. Problema e problematização no contexto da situação de estudo: pressupostos e implicações. 2013. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

MACHADO, Maria M.; RODRIGUES, Maria E. C. (org.). Educação dos trabalhadores: políticas e projetos em disputa. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.

MARCOLLA, Valdinei. O processo de implantação do Proeja e os reflexos da cultura escolar. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 35., 2012, Porto de Galinhas. Anais […]. Porto de Galinhas: Anped, 2012. 15 p. Disponível em: http://35reuniao.anped.org.br/trabalhos/101-gt05. Acesso em: 18 set. 2021.

MOREIRA, Priscila dos Santos. Movimentos curriculares e encontros de formação com professores do Proeja no cotidiano do Instituto Federal do Espírito Santo. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Anped, 2015. p. 1-17. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT12-4145.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

SCOPEL, Edna Graça; OLIVEIRA, Edna castro; FERREIRA, Maria José Resende. A experiência de construção dos projetos políticos pedagógicos dos cursos Proeja no IF: contruindo caminhos para a efetivação de um currículo integrado. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais […]. Goiânia: Anped, 2013. 17 p. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt18_3231_texto.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

SERGIO, Haddad; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ., [s. l.], n. 14, p. 108-130, maio-ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YK8DJk85m4BrKJqzHTGm8zD/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

SILVA, Joisé Moisés Nunes da; DINIZ, Ana Lucia Pascoal. EMI no Proeja no IFRN: nova formação ou mais do mesmo? In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37., 2015, Florianópolis. Anais […]. Florianópolis: Anped, 2015. 17 p. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt18-4515.pdf. Acesso em: 18 set. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

ANAMI, K. T. .; PEREZ ZAGO DE OLIVEIRA, F. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 3, p. 41–60, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.58954. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/58954. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO