REFLEXÕES EM TORNO DA DIMENSÃO IDENTITÁRIA DOS SABERES DOCENTES: AS MANEIRAS DE SER PROFESSOR E AS CONCEPÇÕES SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.59484Palavras-chave:
Saberes docentes. Dimensão Identitária. Formação docente.Resumo
O presente artigo é parte de um estudo realizado no Mestrado em Educação, na linha de pesquisa “Formação, Linguagem, Memória e Processos de Subjetivação”. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que investigou 06 professores atuantes nos cursos de Pedagogia de uma Universidade pública do Sudoeste da Bahia. O objetivo foi investigar a dimensão identitária dos saberes docentes, enfatizando as maneiras de ser professor/a e as concepções desses profissionais sobre a formação continuada. A Entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados utilizado e, para o tratamento dos dados recorreu-se à Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados da pesquisa evidenciaram que os modos de ser professor/a fazem parte de um processo de construção que é decorrente das práticas desenvolvidas durante a trajetória enquanto docentes, visto que envolve aprendizagens relacionadas à aquisição de saberes práticos que advém das experiências. A análise dos dados obtidos também nos permitiu ratificar que os saberes docentes são adquiridos, mobilizados e construídos no decorrer de suas trajetórias pessoais e profissionais e são fundamentais para a sustentação das práticas dos/as professores/as.
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